2ª Live da Roda de Conversa na Semana do Brincar

Na noite do dia 09 de junho, ocorreu a segunda live da série Roda de Conversas na Semana do Brincar da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Estiveram mediando a conversa o Coordenador de Comunicação e Imprensa, Luis Cipriano e a Coordenadora Adjunta, Solidade Menezes.

A convidada desta noite foi a Pati Camargo da instituição TEMPOJUNTO, grande parceira da RNPI.

A live está disponível para assistir (link).

Pati Camargo fez uma exposição muito esclarecedora e potente sobre o brincar na pandemia e o brincar em família. Trouxe reflexões acerca da importância do brincar e o papel que ele ocupou nas famílias durante a pandemia, aonde as mesmas foram obrigadas a ficarem 24h com as crianças fechadas em suas residências e os reflexos que essa convivência trouxe para adultos e crianças.

Sendo assim, as brincadeiras desenvolvidas nos espaços familiares foram um dos aspectos positivos que mantiveram sadias as relações na pandemia. Destacou a preocupação para que esse brincar permaneça nas famílias, pois além de aproximarem pais ou responsáveis com seus filhos e filhas, permitiu que se divertissem, construíssem suas identidades desenvolvendo-se de forma integral e emocionalmente, mesmo com a quebra do relacionamento social com outras crianças da mesma idade.

Solidade destacou aspectos importantes do brincar, pois além de ser um direito das crianças é uma oportunidade de construção e desenvolvimento de vários aspectos enquanto ser humano. Uma oportunidade de desenvolver-se integralmente, especialmente no convívio com outras crianças, pois é na interação com as mesmas que elas se constroem. Brincar é coisa séria e precisa ser tratada como tal.

A série de lives “Roda de Conversas”, acontecerá durante o ano todo, a cada quinze dias, com temas que podem ser proposto por qualquer membro ou instituição da Rede. Venha conversar, cirandar e esperançar com a RNPI.

Fonte: NUJOR UNCME-PE /RNPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.