30/08 – Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças

ONG CRIANÇA SEGURA convoca instituições para o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças

Objetivo da campanha é combater a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil

Vem aí mais um Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças, data instituída pela ONG CRIANÇA SEGURA para gerar alerta e ampliar a discussão sobre este tema tão importante. Os acidentes representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a CRIANÇA SEGURA está convocando parceiros e instituições de todo o País a aderirem à campanha e unir esforços em benefício da causa. O Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças será lembrado no dia 30 de agosto.

O principal objetivo da campanha é que instituições organizem-se para desenvolver ações ligadas à prevenção de acidentes com crianças promovendo uma maior conscientização sobre o tema em suas comunidades. Todos podem participar: ONGs, escolas, universidades, órgãos públicos ou privados, parceiros ou não da CRIANÇA SEGURA. A ação pode ser um ato público na comunidade, uma atividade com alunos, um ensaio fotográfico sobre o tema, uma peça de teatro ou um documento direcionado ao prefeito da cidade por exemplo.

Em 2009, a data foi lembrada por instituições de 10 cidades brasileiras por meio de palestras, materiais informativos, apresentações em locais públicos ou unidades de saúde e escolas.

Algumas iniciativas destaques serão registradas no site da CRIANÇA SEGURA e na nova plataforma de relacionamento da organização: http://crianca-segura.ning.com/. Os participantes poderão compartilhar suas ações enviando um resumo de uma página no máximo para o e-mailcomunicacao@criancasegura.org.br com as informações: descrição do evento, número e perfil do público participante, resultados, fotos e etc. Mas todos os participantes poderão registrar suas atividades nesta mesma plataforma na sessão Depoimentos.

A importância desta causa – Segundo DATASUS/Ministério da Saúde, em 2007 (dados mais atuais), 5.324 crianças de até 14 anos morreram vítimas de acidentes. A maior parte destes acidentes aconteceu no trânsito (2.134 mortes), seguido de afogamentos (1.382), sufocações (701), queimaduras (337), quedas (254), intoxicações (105), acidentes com armas de fogo (52) e outros (359). No caso das hospitalizações por acidentes, foram 136.329 no total, a maior parte delas por quedas (73.455 internações), posteriormente, acidentes de trânsito (15.194), queimaduras (15.392), intoxicações (5.013), acidentes com arma de fogo (551), sufocações (548), afogamentos (528) e outros (25.648). O acidente é uma séria questão de saúde pública que pode ser solucionada em 90% dos casos com ações de prevenção como a disseminação de informações sobre o tema, mudança de comportamento, políticas públicas que assegurem infra-estrutura e ambientes seguros para o lazer, legislação e fiscalização adequada.

A CRIANÇA SEGURA

A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.

Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança; Comunicação – informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização – promoção da sensibilização, conscientização e engajamento de muitas e diferentes pessoas visando à multiplicação da informação, a transformação do meio e a adoção de comportamentos seguros.

2 comentários para “30/08 – Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças

  1. sou membro de uma equipe de saude mental da criança eadolescente de porto alegre e gostaria de saber se poderiam enviar material para distribuir para os pais em uma oficina sobre prevenção de acidentes em crianças. atenciosamente Celina

  2. Gostei muito,sou enfermeiranda e quero muito trabalhar com crianças, estou pensando em realizar minha residência em saúde da criança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *