Livro-imagem: o que há para ler

Nem sempre as histórias são contadas por palavras. Com uma linguagem própria, as imagens constroem narrativas que exigem mais que um lance de olhar para serem  lidas. A formação de leitores requer, portanto, um trabalho delicado na apreciação de imagens por parte de educadores e de profissionais do livro. Contudo, muitas vezes elas são tidas como meras ilustrações dos textos e o espaço dos livros-imagem ainda é pequeno nas escolas e no mercado.

Assim, com a proposta de discutir a importância do livro-imagem na formação da  criança e os motivos da dificuldade de inserção desse tipo de produção no  mercado, a Com-Arte Jr convida para uma mesa redonda Luciano Guimarães, Peter O’Sagae e Isabel Coelho.

Luciano Guimarães é professor dos cursos de Jornalismo e Editoração da USP, pesquisa e atua na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Visual e Design Editorial, Teoria da Cor e Teoria da Imagem.

Peter O’Sagae idealizou a página Dobras da Leitura, trabalha como leitor crítico  e consultor na área editorial, doutor em letras, professor e comentarista de  literatura infantil, jurado em diferentes edições do Prêmio Jabuti e do Prêmio  Barco a Vapor.

Isabel Lopes Coelho é editora dos livros infantojuvenis na Cosac Naify desde  2005. Escreve artigos para revistas e ministra palestras sobre literatura  infantil. Desde que assumiu à editoria, a Cosac Naify recebeu um prêmio e quatro  menções honrosas na Feira de Bolonha, quatro Jabutis e catorze prêmio da  Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Ao fim do evento serão sorteados livros da Cosac Naify.

Livros-imagem: o que há pra ler

Dia 05 de maio de 2011, com previsão de início às 19h e encerramento às 21h.

Não é necessário fazer inscrição ou pré-cadastro.

Auditório Freitas Nobre – Av. FProf. Lúcio Martins Rodrigues, nº 443, prédio 2.

Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) – Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo.

Informações: (11) 3091-4016 | Com-Arte Jr. | e-mail – comartejr@comartejr.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>