14 de setembro de 2012

Relato de experiência sobre Projeto Paralapracá é apresentado em II SEFEP

A Faculdade de Educação da UFBA, preocupada com os rumos da formação de professores em exercício na Bahia e no Brasil, busca fortalecer os estudos sobre currículo e formação de professores através de diversos grupos de pesquisas ativos na universidade. O Grupo FEP, em especial, tem buscado se consolidar como grupo e como referência aos estudos nesse campo específico de formação – a formação em exercício.

O II SEFEP – Seminário sobre Formação de Professores em Exercício tem a intenção de divulgar trabalhos desenvolvidos pelo grupo e por outras instituições do Estado. Por se tratar de uma temática em ascensão, a expectativa deste seminário é dar maior visibilidade ao que vem sendo produzido na Bahia sobre a temática de formação em exercício de professores. Serão realizadas mesas de discussões, relatos de experiências, conferências, sessões de comunicação oral, e instalações.

A Assessora Técnica da Secretaria Executiva da RNPI e também Consultora associada da Avante, Mônica Samia, apresentará Relato de Experiência do percurso e resultados do Projeto Paralapracá que é desenvolvido em cinco municípios da região Nordeste desde setembro de 2010 no dia 14 de setembro pela manhã. O Projeto Paralapracá faz parte do Programa de Educação Infantil do Instituto C&A e é coordenado e executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, atual Secretaria Executiva da RNPI.

Este projeto tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições de Educação Infantil, por meio de duas linhas de ação complementares e articuladas: a formação continuada de educadores e o acesso a materiais de qualidade, tanto para crianças quanto para profissionais. A formação é realizada a partir de seis eixos, centrais para o currículo deste segmento: Brincadeira, Arte, Música, Literatura, Organização do Ambiente e Exploração do Mundo Físico e Social. A formação é realizada junto aos coordenadores pedagógicos, por serem considerados os profissionais responsáveis pela formação dos professores in loco.

Os resultados apontam para uma melhoria significativa no atendimento às crianças, por meio de um currículo com abordagem mais lúdica, com diversidade de linguagens, ambientes melhor estruturados e professores com melhor nível de formação.

 

Data: 13 a 15 de setembro

Local: Faculdade de Educação da UFBA (Vale do Canela – Salvador/BA)

 

Por: Milla Schaun e Mônica Samia (Secretaria Executiva RNPI)

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