30 de março de 2017

Abril Azul: Pais se mobilizam e criam iniciativas dedicadas ao autismo em Campinas

No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mas o mês 04 é integralmente dedicado à causa e lembrado como Abril Azul (o azul foi definido como a cor símbolo porque a síndrome é mais comum nos meninos).

Segundo a Organização das Nações Unidas no Brasil, cerca de 1% da população mundial, ou seja – uma em cada 68 crianças – apresenta algum transtorno do espectro do autismo, e a ocorrência da condição neurológica tem aumentado. Diante desta situação, pais de crianças autistas se mobilizam para que as informações sejam disseminadas, pesquisas realizadas e leis cumpridas.

Há três anos, 12 pais de autistas de Campinas e região se uniram para lutar pelos direitos de seus filhos.  A Associação Amor Azul atua de maneira voluntária e trabalha para a conscientização da sociedade e das famílias de autistas. Hoje, com 80 associados, a instituição luta pelo atendimento do autista de forma multidisciplinar e especializada. “Buscamos também outras alternativas de acompanhamento e tratamento aos nossos filhos” apontou a coordenadora da Associação, Rosangela Alves Soares Rosa, mãe do Murilo, 13 anos, atendido na Associação para o Desenvolvimento dos Autistas de Campinas (Adacamp), parceira da Fundação FEAC.

“Estamos em um movimento constante de conscientização dos diretos em cima da Lei Berenice Piana (nº 12.764), que protege os direitos da pessoa com autismo. Queremos fazer com que seja cada vez mais conhecida. A ideia é atingir também autoridades para que nos deem o respaldo do direito”, explicou a coordenadora da Associação Amor Azul que está se associando ao Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB), de Brasília, que agrupa várias frentes dedicadas a conscientização e formulação de políticas públicas para os autistas.

Instituição criada por pais

A Adacamp também tem como protagonista a família. Por não encontrarem atendimento especializado para seus filhos, 09 pais fundaram, em 1989, a instituição. Desde então, em um crescimento contínuo, a entidade atende cerca de 200 de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de Campinas e Região, entre crianças e adultos.  Atualmente, há uma lista de espera de 285 pessoas de diversas idades.

Eventos dedicados à conscientização do Autismo

A Adacamp preparou uma agenda dedicada ao mês Azul. No domingo, 02, às 10h, acontece a Caminhada da Conscientização do Autismo em torno da Lagoa do Taquaral – saída do portão 2 da Concha Acústica, Avenida Heitor Penteado, sem número – Taquaral, Campinas/SP. Na quinta-feira, 06, a Caminhada Adacamp será no Parque Itália, bairro onde a entidade está localizada. O evento começa às 9h com saída do estacionamento da instituição à Rua Padre Francisco de Abreu Sampaio, 349 – Parque Itália, Campinas/SP.

E nos dias 10, 11 e 12, das 18h30 às 22h30, será realizado o Simpósio Dr. Blue – Desmistificando o Espectro Autista, no auditório Monsenhor Salim, no Campus II da PUC-Campinas, localizado na Avenida John Boynd Dunlop, 904 – Jardim Ipaussurama, Campinas/SP.  Entre os temas abordados estão o que é o autismo e como reconhecê-lo; puberdade do autista; o poder dos pais em desvendar caminhos – aspectos biológicos e sociais; o que a educação precisa saber sobre o TEA; abordagem pedagógica; atuação em crise e previsão de acidentes domésticos. As inscrições para o Simpósio custam R$30,00, com direito a participação nos dois dias de programação. No dia 12 haverá dois workshops, ainda sobre o tema, no valor de R$ 5,00.

Informações: drblue.espectroautista@gmail.com

 

Serviço:

Caminhada da Conscientização
Data: 02 de abril, domingo
Horário: 10h
Local: Concha Acústica da Lagoa do Taquaral
Endereço: Avenida Heitor Penteado, sem número – Taquaral, Campinas/SP
Informações: (19) 3272-7889

Caminhada Adacamp
Data: 06 de abril, quinta-feira
Horário: 9h
Local: Estacionamento da Adacamp
Endereço: Rua Padre Francisco de Abreu Sampaio, 349 – Parque Itália, Campinas/SP
Informações: (19) 3272-7889

Simpósio e workshop Dr. Blue – Desmistificando o Espectro Autista
Datas: 10, 11 e 12 de abril
Horário: 18h30 às 22h30
Local:  Auditório Monsenhor Salim – Campus II – PUC-Campinas
Endereço: Avenida John Boynd Dunlop, 904 – Jardim Ipaussurama, Campinas/SP
Informações: drblue.espectroautista@gmail.com.

Mais informações: (19) 3794.3552

(Fonte: Fundação FEAC)

voltar