Alana e organizações parceiras realizam side event na Rio+20

Tema do consumismo infantil estará contemplado na programação oficial da ONU com um side event no dia 13 de junho e com a presença do Alana na Youth Blast, a Conferência de Jovens das Nações Unidas

 

Em junho, o Rio de Janeiro recebe a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que vai debater ações e políticas para as próximas décadas relacionadas no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

O Instituto Alana e os parceiros Aliança pela Infância, Conselho Federal de Psicologia (CFP), Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Instituto Akatu e Movimento Infância Livre do Consumismo farão parte da programação oficial, com um side event fechado a organizações credenciadas na ONU sobre Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade, que acontece no dia 13 de junho, das 11h30 às 13h, no Rio Centro. Haverá exibição do documentário “Criança, a alma do negócio”, da Diretora Estela Renner, seguida de palestras de Ana Claudia Bessa (Infância Livre de Consumismo), Ana Maria Wilheim (Akatu), Gabriela Vuolo (Alana), Mariana Ferraz (Idec), Roseli Goffman (CFP) e Ute Craemer (Aliança pela Infância).

A mesa vai debater a relação entre o consumismo infantil e a sustentabilidade, já que o nosso padrão de consumo interfere diretamente na exploração dos recursos naturais e na quantidade de lixo que produzimos. O problema é global e os atuais apelos mercadológicos direcionados a crianças vão contra qualquer esforço para um consumo mais consciente e equilibrado, que possa promover uma diferença no cuidado com o planeta.

 

Serviço: Side Event na Rio+20 –Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade”

Promovido por Instituto Alana em parceria com Aliança pela Infância, Conselho Federal de Psicologia, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Instituto Akatu e Movimento Infância Livre de Consumismo

Dia: 13 de junho, às 11h30

Local: Rio Centro, Sala T5

Evento fechado para pessoas credenciadas na ONU

 

Conferência oficial de jovens

Dentre os eventos paralelos da Rio+20, entre os dias 07 e 12 de junho, mais de 3 mil jovens de todo o mundo deverão passar pela Youth Blast (Conferência de Jovens para a Rio+20), que tem o objetivo de articular e mobilizar o público entre 18 e 30 anos de idade durante e depois da Conferência das Nações Unidas. O Instituto Alana também participará desse encontro com uma oficina sobre os impactos dos apelos para o consumo na sociedade e no meio ambiente. A oficina já está confirmada, mas ainda não data marcada.

A Youth Blast vai acontecer na Avenida Rodrigues Alves, Armazém 6, e é organizado pelo Grupo de Interesse de Crianças e Jovens da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, o Governo Brasileiro, a Agência Brasileira de Cooperação, CONJUVE e a UNDP. A programação completa está disponível em no site.

 

Para participar é necessário fazer inscrição prévia.

 

Por: Julia Magalhães (Instituto Alana)