12 de junho de 2012

Alana na Rio+20: conheça a programação e participe!

O Instituto Alana organizou ações e eventos durante o período da Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece em junho no Rio de Janeiro.

 

Veja a programação parcial:

  • 10 a 12 de junho:

Youth Blast Conferência de Jovens para a Rio+20

O evento, que pretende reunir 3000 jovens de todo o mundo, tem o objetivo de articular e mobilizar o público jovem durante e depois da Conferência das Nações Unidas. O Instituto Alana participará desse encontro com uma oficina sobre os impactos dos apelos para o consumo na sociedade e no meio ambiente.

Data da oficina: 12 de junho

Horário: das 11h30 às 13h

Local: Centro de Convenções SulAmérica, Sala 9.

Organização: Grupo de Interesse de Crianças e Jovens da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, o Governo Brasileiro, a Agência Brasileira de Cooperação, CONJUVE e a UNDP.

Para participar, inscreva-se aqui.

 

  • 13 de junho:

Side-event Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade

O debate acontecerá durante os encontros preparatórios da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e está na programação oficial da ONU. O objetivo é debater a relação entre o consumismo infantil e a sustentabilidade, já que o nosso padrão de consumo interfere diretamente na exploração dos recursos naturais e na quantidade de lixo que produzimos. O problema é global e os atuais apelos mercadológicos direcionados a crianças vão contra qualquer esforço para um consumo mais consciente e equilibrado, que possa promover uma diferença no cuidado com o planeta. Saiba mais.

Data: 13 de junho

Horário: 11h30 às 13h00

Local: Rio Centro, Sala T5

Organização: Instituto Alana em parceria com Aliança pela InfânciaConselho Federal de Psicologia,Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)Instituto Akatu e Movimento Infância Livre de Consumismo.

O acesso ao evento no Rio Centro só é permitido para pessoas previamente credenciadas junto à ONU.

 

  • 13 a 15 de junho:

Global Research Forum: Sustainable Consumption and Production

Gabriela Vuolo, coordenadora de Mobilização do Alana, e Carla Rabelo, pesquisadora do Alana, apresentarão um trabalho sobre o tema “Criança, Consumo e Sustentabilidade – Os efeitos negativos da publicidade e a emergência de políticas públicas adequadas”, com o objetivo de discutir o assunto em um dos maiores encontros globais de pesquisadores e lideranças governamentais e da sociedade civil na área de produção e consumo sustentáveis.

Data: 15 de junho

Horário: a partir das 14h00

Local: ESPM Rio de Janeiro

Evento fechadoPara mais informações, acesse.

 

  • 20 de junho:

Marcha da Cúpula dos Povos

Vamos levar a preocupação com o futuro das crianças e com os impactos negativos do consumismo infantil para a marcha das organizações participantes da Cúpula dos Povos, que será realizada no mesmo dia da abertura da reunião de chefes de Estado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Data: 20 de junho

Horário: a partir das 14h

Local: Centro do Rio de Janeiro – esquina da Av. Rio Branco com Av. Presidente Vargas

Organização: Cúpula dos Povos

Participação livre.

 

  • 21 de junho:

Mesa de debate com Frei Betto na Cúpula dos Povos

O Alana organizará uma mesa com Frei Betto para debater sobre ética, valores e infância. Saiba mais.

Horário: Manhã (horário a definir)

Local: Aterro do Flamengo – tenda a definir.

 

  • 15 a 23 de junho:

Estande no Aterro do Flamengo

Além dessas atividades, o Alana também terá um estande no Aterro do Flamengo entre 15 e 23 de junho com informações e distribuição de diversos materiais sobre temas relacionados a infância, consumo e sustentabilidade.

O documentário “Criança, a alma do negócio”, dirigido por Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, também será exibido durante a Mostra Audiovisual da Cúpula dos Povos. O filme trata dos impactos negativos do direcionamento de ações de marketing para crianças. A data e o local ainda não foram confirmados – fique ligado!

voltar