22 de dezembro de 2020

Assembleia da RNPI aprova novo Regimento Interno

Nos últimos dias 14 e 15 de dezembro foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Diante das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, o encontro ocorreu por meio virtual e reuniu mais de 40 organizações da Rede ao longo dos dois dias.

“A primeira Assembleia online foi um desafio, mas um aprendizado muito importante para nós. Os preparativos exigiram muito de nós, mas o resultado foi bom porque conseguimos fazer a votação do Regimento Interno de forma organizada. Sentimos muito não poder abraçar os amigos e colegas como de costume, mas o espírito colaborativo da Rede se fez presente e permitiu termos um encontro exitoso”, avalia Miriam Pragita, coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI.

A aprovação do Regimento Interno foi o ponto alto da Assembleia. Resultado de um trabalho realizado a várias mãos, a revisão do documento demandou reuniões semanais ao longo de nove meses. Segundo Ana Potyara, coordenadora do GT RI, o grupo se dedicou incansavelmente para a construção de um documento que retratasse ao máximo a dinâmica e as necessidades da RNPI: “Foram muitas horas de discussão, conversas e escritas, sempre feitas com muito compromisso e afetividade. No fim a busca era ter um documento com a cara da Rede, que tivesse uma leitura linear, acho que conseguimos, pois a aprovação da Assembleia se deu com tranquilidade e clareza” comemora.

Durante o encontro foi apresentado a escuta das crianças realizada pela Ciranda de Ações, um trabalho sensível que captou a percepção que as crianças estão tendo neste momento de pandemia. Por fim, as organizações da Rede presentes compartilharam um pouco de suas trajetórias em 2020, um ano tão desafiador para todos.

voltar