21 de dezembro de 2018

Assembleia da RNPI debate novo modelo de governança

Nos dias 11 e 12 de dezembro foi realizada em Brasília a Assembleia Nacional da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Mais de 40 entidades que compõe a RNPI estiveram juntas para fazer o balanço de atividades do ano, discutir o cenário político e a agenda da primeira infância dentro dele, e o novo projeto de nova governança da Rede.

Durante a reunião, o grupo gestor da RNPI definiu como temas prioritários para os próximos dois anos: educação infantil, convivência familiar e comunitária, saúde integral e Territórios- infância e brincar. A proposta do novo modelo de governança da RNPI foi apresentada para todos os participantes que votaram diversos pontos expostos. A revisão da governança da RNPI é uma demanda antiga da Rede que quer repensar sua forma de funcionamento.

A Assembleia foi também uma oportunidade para representantes dos grupos de trabalho e das redes estaduais se reunirem para compartilhar suas experiências e anseios para os próximos anos diante do novo cenário político do país. Na reta final do encontro, um espaço foi aberto para que as instituições compartilhassem seus feitos. Uma lista extensa de projetos exitosos foi apresentada.

Para Vital Didonet, o balanço é muito positivo uma vez que a RNPI cresceu apesar do momento turbuloso que vive o país. “Muitos países como Argentina, Chile, México e Uruguai, e instituições internacionais estão olhando para o Brasil para ver como continuaremos o trabalho com a primeira infância. Além da responsabilidade interna, temos a responsabilidade global de tocar onde é possível e avançar”, ponderou Didonet.

voltar