Belo Horizonte – Simpósio Pediátrico de Promoção da Saúde e Segurança

O Simpósio Pediátrico de Promoção da Saúde e Segurança organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Belo Horizonte (MG). O evento, realizado em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), terá o objetivo de promover a capacitação dos especialistas da região em temas relacionados à prevenção de acidentes e às situações de rotina verificadas em consultórios e escolas.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO NO SIMPÓSIO

Segundo a organização do Simpósio, são esperados cerca de 400 participantes, durante os dois dias de programação. Os associados adimplentes da SBP possuem desconto na inscrição. Para conhecer mais detalhes e garantir uma vaga, basta acessar o site do evento. No dia 30 de outubro, véspera do Simpósio Brasileiro Pediátrico de Promoção da Saúde e Segurança, ocorrerá no mesmo local o 1º Fórum SBP sobre Violência na Infância e Adolescência.

“A contribuição do evento será na discussão de ações de prevenção contra a violência infanto-juvenil. Serão abordadas as estratégias para prever potenciais situações de vulnerabilidade, identificar vítimas de agressões – em especial nos ambientes escolar e doméstico – e realizar o encaminhamento mais adequado em casos confirmados de violência”, afirma o presidente do Fórum, dr. Mario Hirschheimer.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE AQUI O SITE DO CONGRESSO.

De acordo com o presidente do Simpósio Pediátrico de Promoção da Saúde e Segurança, dr. Joel Bressa da Cunha, os números relativos à violência e acidentes são extremamente elevados no Brasil e devem fazer parte das preocupações da assistência às crianças e adolescentes.

“As causas externas são as principais responsáveis pela mortalidade e morbidade em determinadas faixas etárias pediátricas, mas podem ser minimizadas com mais investimento em ações preventivas. Justamente por esse motivo, o foco dos debates será em diferentes tópicos de segurança, englobando os vários ambientes de convívio infantojuvenil, seja a residência, a escola ou o trânsito”, afirma ele.

ESPECIALIDADES – Além dos pediatras, o evento terá como público-alvo profissionais das áreas da saúde e da educação. “Questões sobre promoção da saúde e segurança são muito amplas. Isso permite a elaboração de um programa científico bem variado, com a participação de diversos Departamentos Científicos (DC) da SBP. Abordaremos desde as doenças mais comuns – como febre e distúrbios de sono – e a interface desses problemas com a escola até alguns dos transtornos neurobiológicos atualmente em destaque”, disse o dr. Joel Bressa.

As mesas-redondas e palestras apresentarão temas como “Aspectos éticos da intervenção dos profissionais de saúde e educação diante das situações de risco”, conduzido pelo presidente do DC de Segurança da SBP, dr. Mário Hirschheimer; “Sinais de alerta para Transtorno do Espectro do Autismo”, ministrado pela presidente do DC de Desenvolvimento e Comportamento, dra. Liubiana Arantes de Araújo; e “Questões relacionadas aos relatórios e atestados”, abordado pelo dr. Fábio Guerra, do DC de Bioética; entre outros.

Ainda segundo dr. Joel Bressa, de modo geral, mais do que discutir um assunto específico, o Simpósio tem o compromisso de estimular o cuidado em saúde de modo global. “Algumas áreas da pediatria abordam o tratamento de um órgão ou sistema. Os DCs diretamente envolvidos nesse evento têm como característica promover a saúde divulgando informações que visam a prevenção de agravos e melhora da qualidade de vida. Todos nós lidamos com doenças, mas, por exemplo, a área de Saúde do Escolar atua na educação em saúde e criação de ambientes saudáveis e não apenas lidando com emergências”, explica o pediatra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *