21 de janeiro de 2011

Boletim Primeira Infância em Primeiro Lugar

15 a 21 de Janeiro de 2010

Nacional

Governo anuncia comitê para crianças atingidas pelas chuvas

Os governos federal e do Rio de Janeiro criaram, em Teresópolis (RJ), o Comitê Emergencial de Proteção à Criança e ao Adolescente para dar segurança e prestar atendimento aos milhares de meninos e meninas vitimados pela enchente que devastou a região serrana do estado. O anúncio foi feito no último dia 19 pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Maria do Rosário. Ela visitou o município para verificar as condições em que estão vivendo as 2.892 crianças acolhidas nos abrigos improvisados na cidade. Ela informou, ainda, que serão criados comitês emergenciais também em Nova Friburgo e Petrópolis para garantir que todas as crianças abrigadas sejam assistidas de acordo com as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). (A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 20/01/2011)

Amapá

Começa vacinação contra a Meningite C

A Coordenadoria de Imunização do Município de Macapá (AP) iniciou a vacinação contra a Meningite C. As vacinas já se encontram em todos os postos de saúde da cidade e a meta é imunizar mais de 40 mil crianças. De acordo com Lílian Vergara, coordenadora de Imunização, a vacina tem como público-alvo crianças de 2 meses a 3 anos de idade. Para tomar, a criança tem que estar sadia. Segundo ela, se o responsável pela criança fizer tudo certo e cumprir com as recomendações, a criança tem 100% de chance de nunca contrair a doença. A coordenadora explica que é muito bom que as pessoas tenham consciência da gravidade da doença e que levem os filhos para receberem a vacina. (Jornal do Dia (AP) – 19/01/2011)

Ceará

Creches em quatro municípios não oferecem vagas

Cresce o número de matrículas nas creches públicas de Fortaleza (CE), assim como o total de vagas oferecidas nos municípios. O Ceará acompanhou o aumento de recursos federais para a construção e manutenção da educação na primeira infância nos últimos anos, atingindo 74,6%, entre 2007 e 2010. Porém, em quatro municípios a realidade é outra. Informações do Censo Escolar 2010, consideradas na distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2011, apontam os municípios Deputado Irapuan Pinheiro, Forquilha, Nova Olinda e Tamboril como sem matrículas em creches. As secretarias de Educação, em Deputado Irapuan Pinheiro e em Forquilha, informam que há interesse em construir centros de educação infantil com recursos federais. Em Nova Olinda, a verba já foi liberada e a creche deve estar pronta até outubro. (O Povo (CE) – 14/01/2011)

Paraíba

Diagnóstico precoce pode evitar a cegueira e o câncer em crianças

Muitos pais não sabem, mas na maioria dos casos de deficiência visual em crianças, com o diagnóstico precoce, é possível evitar problemas irreversíveis, a exemplo da catarata congênita, uma das principais causas da cegueira infantil, e do retinoblastoma, tumor maligno originário de células da retina, que pode ser fatal. Especialistas afirmam que a visão de cada olho, assim como o desenvolvimento binocular, já se encontra em plena formação a partir dos sete anos de idade. E, quando realizada uma análise precoce, pode-se inibir doenças silenciosas, que só são detectadas com o auxílio de profissionais. Pesquisas mostram que 75% dos casos de cegueira poderiam ter sido prevenidos ou tratados com a tecnologia atual. Conforme a oftalmologista Eliane Luiz, até os nove anos, a criança deve ser submetida a exames oftalmológicos a cada seis meses. Já a partir dos 10 anos, o acompanhamento médico pode ser feito uma vez por ano, dependendo da gravidade do problema. (Jornal da Paraíba (PB) – 16/01/2011)

Santa Catarina

Escola irá virar creche: descaso ou necessidade?

A intenção de transformar a Escola de Educação Básica Celso Ramos (EBB), em Florianópolis (SC), em uma creche virou polêmica. Enquanto a Secretaria de Educação do Estado (SED) alega falta de alunos e de professores na escola e que há grande procura por creches na região, funcionários dizem que o governo estadual abandonou a instituição e contribuiu para a evasão. O anúncio de que os alunos matriculados na EBB Celso Ramos serão transferidos para outras unidades de ensino não foi bem aceito por funcionários e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC). Cerca de 150 alunos do ensino médio e fundamental deverão ser inscritos em outras escolas da região. O processo de transferência já começou. (Diário Catarinense (SC) – 21/01/2011)

São Paulo

Psicólogos alertam sobre a importância de brincar

Um número crescente de educadores, psicólogos e pais defende a ideia de que é brincando que as crianças adquirem as ferramentas para serem bem-sucedidas. Os jogos e o faz de conta possibilitam exercitar comportamentos adultos, elaborar conflitos, aprender regras de convivência em grupo e desenvolver habilidades como criatividade, liderança e solução de problemas. No Brasil, especialistas afirmam que o tempo da brincadeira está sendo consumido por atividades extracurriculares e pelas horas passadas em frente a uma tela. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) aponta que as crianças brasileiras gastam, em média, cinco horas diárias assistindo televisão. Para a psicóloga, Lais Fontenelle, do Instituto Alana, é fundamental lutar pela revitalização dos parques e das praças públicas, espaços que oferecem às crianças experiências mais ricas que aquelas vivenciadas em playgrounds de prédios e clubes. (O Estado de S. Paulo (SP), Karina Toledo – 16/01/2011)

voltar