14 de janeiro de 2011

Boletim Primeira Infância em Primeiro Lugar

08 a 14 de Janeiro de 2010

Ceará

Creches em quatro municípios do Ceará não oferecem vagas

Cresce o número de matrículas nas creches públicas de Fortaleza (CE), assim como o total de vagas oferecidas nos municípios. O Ceará acompanhou o aumento de recursos federais para a construção e manutenção da educação na primeira infância nos últimos anos, atingindo 74,6%, entre 2007 e 2010. Porém, em quatro municípios a realidade é outra. Informações do Censo Escolar 2010, consideradas na distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2011, apontam os municípios Deputado Irapuan Pinheiro, Forquilha, Nova Olinda e Tamboril como sem matrículas em creches. As secretarias de Educação, em Deputado Irapuan Pinheiro e em Forquilha, informam que há interesse em construir centros de educação infantil com recursos federais. Em Nova Olinda, a verba já foi liberada e a creche deve estar pronta até outubro. (O Povo (CE) – 14/01/2011)

Maranhão

Leite materno é coletado em domicílio

O estoque de leite materno nos Bancos de Leite Humano (BLH) é mantido graças às captações feitas em domicílio pelas unidades de coleta em São Luís (MA). O procedimento é responsável por cerca de 90% das captações. A coleta pode ser efetuada no próprio banco de leite ou em casa. Segundo a supervisora do BLH Marly Sarney, Irenildes Costa, as chamadas doações internas (feitas no banco de leite) ocorrem apenas nos primeiros dias após o nascimento do bebê e, em geral, têm o objetivo de atender ao próprio filho que está na UTI Neonatal, a chamada doação direcionada. São as doações externas (em domicílio) que atendem à demanda geral. No ano passado, dos 180 litros mensais que eram coletados para o estoque do BLH Marly Sarney, apenas 20 litros provinham de captação interna. Foram realizadas 1.890 visitas domiciliares, número menor que em 2009, quando ocorreram 2.101 visitas para a coleta de leite materno só nesse banco. (O Estado do Maranhão (MA) – 09/01/2011)

Mato Grosso

Atenção para prevenir acidentes domésticos

Com criança por perto, prevenir é o melhor remédio. Em casa vale proteger as tomadas, manter o cabo das panelas para o lado de dentro do fogão e guardar produtos de limpeza e remédios fora de alcance. Além disso, é bom saber alguns procedimentos básicos para socorrer de forma correta vítimas de traumas menos graves. Em caso de machucados, o clínico geral, Joaquim de Oliveira Neto, aconselha a lavar o local com água e sabão e procurar ajuda especializada. A água oxigenada, muito usada para estancar o sangue, é um antisséptico e serve apenas para limpar o local. Em quedas graves de crianças, a dica é manter a calma e chamar socorro médico imediatamente. É importante manter a vítima imóvel até a chegada do especialista. Em caso de fratura na coluna, por exemplo, um movimento inadequado pode deixar graves sequelas. (A Gazeta (MT) – 13/01/2011)

Paraíba

Mutirão será retomado para reduzir o subregistro

Os Mutirões da Cidadania realizados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) da Paraíba, responsáveis pelo registro de nascimento de crianças, adultos e idosos no estado, serão retomados no início de fevereiro em sete municípios com maior concentração de pessoas sem o documento. O Programa Nacional de Erradicação do Subregistro de Nascimento visa garantir o acesso aos direitos básicos previstos em lei a todos os brasileiros. O estudo Evolução dos Registros de Nascimentos por Unidades da Federação 2008, divulgado em 2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprova que 15.8%, ou seja, 180 mil paraibanos não são registrados. Cerca de 600 paraibanos sem registro foram beneficiados com os mutirões da cidadania realizados em dezembro. A meta é de que apenas 5% da população ainda não tenha recebido o documento até o final de junho. (O Norte (PB) – 12/01/2011)

Pernambuco

Desenvolvido analgésico para crianças

Controlar a dor de uma criança não é fácil, especialmente se a medicação precisa ser injetável, situação que geralmente suscita medo nos pequenos. Como alternativa às injeções intravenosas, surge a primeira solução em analgesia inalatória no Brasil. A medicação foi apresentada recentemente em evento na capital fluminense. Com a aspiração da mistura balanceada de 50% de oxigênio com 50% de óxido nitroso é possível eliminar o incômodo durante procedimentos dolorosos, de curta duração e superficiais. Segundo o pediatra Andrea Messe, a analgesia é praticamente imediata, já que a solução é absorvida em até três minutos. O composto pode ser usado em crianças que precisam se submeter a uma punção lombar, biópsia de medula, endoscopia e tratamento dentário. (Jornal do Commercio (PE) – 09/01/2011)

Rio Grande do Norte

Mortalidade infantil cai no Rio Grande no Norte

De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte (RN), a taxa de mortalidade infantil no estado foi reduzida em 31,3% entre 2000 e 2009. Os dados foram divulgados no último dia 10, e fazem parte do relatório com informações epidemiológicas coletadas em todo o RN, desde 2005 até o primeiro semestre de 2010. Segundo o relatório, para cada mil crianças nascidas vivas no estado, 28,61 morreram antes de completar um ano de idade, enquanto na região nordeste, a taxa de mortalidade infantil foi de 27,36 por mil nascidos vivos. Em relação à dengue no estado, o relatório mostra que a letalidade pela doença no ano de 2010 alcançou 3,03% dos casos confirmados, superior à taxa de até 1%, considerada aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). (Diário de Natal (RN) – 11/01/2011)

Santa Catarina

Calor requer maiores cuidados com a pele dos bebês

Os pais de bebês devem redobrar os cuidados no verão. A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Maria Paula del Nero, informa que bebês com menos de seis meses de idade não podem usar protetor solar. A solução é o uso de roupas, bonés e chapéus com bloqueador solar no tecido. “Nessa idade, a pele ainda é muito sensível e a criança pode ter alergia ao protetor”, alerta. A médica explica que, mesmo protegidos, os pequenos podem sofrer os efeitos indesejados dos raios solares e do calor. As reações alérgicas como brotoejas são comuns nessa época do ano. Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, Moisés Chencinski reforça que a melhor maneira de manter a pele do bebê saudável no verão é prestar atenção ao relógio: sol, só antes das 10h e depois das 16h. (Diário Catarinense (SC) – 09/01/2011)

São Paulo

Exame de sangue da mãe detecta síndrome de Down

Por meio de testes utilizando apenas o sangue da gestante, uma equipe formada por 24 pesquisadores liderada por Dennis Lo Yuk Ming, da Universidade Chinesa de Hong Kong, conseguiu detectar com precisão a síndrome de Down no feto, por meio do sequenciamento dos genes. O teste procura fragmentos do DNA fetal no sangue da mãe e determina se há cromossomo 21 triplo – causador da síndrome de Down. A descoberta evita procedimentos invasivos de diagnóstico pré-natal, como a punção de líquido amniótico, que podem causar risco à gravidez. Segundo Lo, a maioria das gestações estudadas estava no primeiro trimestre, o que sugere a possibilidade de implementar o teste mesmo no começo da gravidez. (Folha de S. Paulo (SP), Ricardo Bonalume Neto – 13/01/2011)

voltar