15 de abril de 2011

Boletim Primeira Infância em Primeiro Lugar

09 a 15 de Abril de 2011

Nacional

Brasil tem natalidade menor que países ricos

O Brasil já tem uma taxa de natalidade mais baixa que a dos países escandinavos e outras nações ricas do mundo. A constatação é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que alerta para um rápido envelhecimento da população brasileira. Pelos dados da entidade, cada mulher brasileira tem em média 1,8 filho. Entre os maiores países emergentes, apenas a China tem uma taxa inferior, mas graças a um controle de natalidade rígido que permite apenas 1,5 filho por mulher. Em comparação a outros países emergentes, o cenário brasileiro é radicalmente diferente. Na Índia, por exemplo, ainda são 2,7 filhos. Entre 1984 e 2009, o Brasil foi o segundo país que sofreu a maior queda na taxa de natalidade entre as 30 principais economias do mundo. (Notícia publicada nos principais jornaos do país, 13/04/2011)

Acre

Vegetarianismo infantil sem riscos

O médico Eric Slywitch, especialista em nutrologia e autor do livro Alimentação sem Carne – Guia Prático, lembra que alguma fonte protéica de origem animal é necessária até 1 ano, pois o bebê tem dificuldade de produzir a taurina, um aminoácido presente no leite materno. Depois, pais vegetarianos devem seguir recomendações específicas para a criança. Para ele, a retirada da carne só traz problemas quando a substituição por outros alimentos é inadequada. Mas nem todos pensam assim. O pediatra Francisco Lembo Neto, do Hospital Samaritano de São Paulo, acredita que a dieta ovolactovegetariana, menos restritiva, seria menos prejudicial. Para ele, a criança precisa da carne vermelha e a restrição pode levar a atraso no crescimento e desenvolvimento, alterações funcionais graves de vários órgãos e anemia. (O Rio Branco – AC, 14/04/2011)

Mato Grosso

Relatório aponta queda na mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil em crianças com menos de 1 ano teve redução de 30%, de 2000 a 2009, tendo passado de 21,2 óbitos por mil nascidos vivos para 14,8, em 2008. Os dados são do 3º Relatório Um Brasil para as Crianças e Adolescentes, da Fundação Abrinq – Save the Children. O relatório mostra ainda que, no período, houve uma redução de 29,7% nos óbitos de crianças menores de 5 anos, já que, em 2000, foram registrados 24,7 óbitos por mil nascidos vivos e, em 2008, essa taxa declinou para 17,4. Tanto na taxa de mortalidade de crianças com menos de 1 ano, como na de crianças com menos de 5 anos, seria necessário que a redução tivesse alcançado o percentual de 66% para se adequar às metas do documento Um Mundo para as Crianças, assumido pelo Brasil, em 2002, na Assembleia Geral das Nações Unidas. (A Gazeta – MT, 12/04/2011)

Paraíba

Falta vistoriar 20% das creches

Duas semanas depois do fim do prazo dado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) para que os Conselhos Tutelares fiscalizassem todas as creches e escolas públicas de João Pessoa, 20% das instituições (58 unidades) ainda não foram visitadas. É a segunda vez que o prazo é adiado. Agora, a previsão é para o dia 23 deste mês. Conforme a Promotora da Educação, Fabiana Lobo, os próprios conselheiros entraram em contato alegando que tinham dificuldades para concluir o trabalho devido à demanda. As visitas começaram em março do ano passado e o objetivo é fazer um diagnóstico das mais de 290 escolas e creches da capital. “Cada visita gera um procedimento administrativo na promotoria e, no caso de serem constatadas irregularidades, as secretarias responsáveis são chamadas”, conta Fabiana.  (Jornal da Paraíba – PB 12/04/2011)

São Paulo

Pesquisa aponta 2,6 milhões de natimortos por ano no mundo

Há mais de 2,6 milhões de natimortos por ano no mundo e pelo menos metade dessas mortes poderia ser evitada, de acordo com pesquisas publicadas dia 14 no Lancet (publicação americana na área de saúde). O levantamento traz números de 193 países em 1995 e 2009. Foram considerados natimortos fetos com mais de 28 semanas ou mais de 1kg. O Brasil ficou em 79º lugar, com dez natimortos por mil nascimentos, uma queda de 27% em relação a 1995. A principal causa de mortes nos países pobres está relacionada à falta de atendimento de emergência, complicações no parto e infecções maternas. O trabalho foi financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e pela Organização Mundial da Saúde. A epidemiologista, Marcia Furquim de Almeida, da Universidade de São Paulo (USP), diz que apesar da taxa ter caído ainda está longe do ideal. (Folha de S. Paulo – SP, 14/04/2011)

Santa Catarina

Crianças perdem prédio para deputados

Reunião a ser realizada dia 13 com deputados estaduais de Santa Catarina começa a definir como a comunidade do Maciço do Morro da Cruz será indenizada, depois que o prédio da Escola Estadual Celso Ramos foi doado para a Assembleia Legislativa. O espaço era cogitado para se tornar uma creche. Desde o final de 2010, comunidade, trabalhadores da educação e da prefeitura vinham conversando para realizar a mudança necessária para a região, que precisa de pelo menos 500 vagas na educação infantil. A fila de espera por uma creche na capital passou de 1,2 mil, no final do ano passado, para 2,5 mil. O governador Raimundo Colombo afirmou que a Assembleia será obrigada a indenizar a comunidade, construindo uma creche na região, com espaço para esporte e lazer. (Diário Catarinense – SC, 13/04/2011)

voltar