Brasil – Semana Mundial da Amamentação

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) vem sendo comemorada todos os anos de 1 a 7 de agosto.  A cada ano, um tema chama atenção para uma variedade de questões, indicados pela WABA, a “Aliança Mundial Para a Ação em Aleitamento Materno”, sendo uma ótima oportunidade para estimular as iniciativas locais relacionadas à amamentação.

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) assumiu desde 1999 a SMAM, produzindo folders, cartazes e vídeo que são distribuídos para os municípios através das Secretarias Estaduais de Saúde – todavia os municípios podem iniciar com antecedência o planejamento local das atividades a serem implementadas para a SMAM local bem como a criação/adequação dos próprios materiais a serem usados.  Vale lembrar que com criatividade não são necessários muitos recursos financeiros para a campanha, levando-se em conta o aproveitamento dos próprios recursos e parcerias locais, prestando atenção ao conflito de interesse das parcerias, para colocar em prática as atividades planejadas em prol da amamentação durante o #AgostoDourado.

A SMAM 2017 tem como slogan “#JuntosPelaAmamentação”, como também o slogan do Ministério da Saúde “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos com você” e o slogan da Rede IBFAN “Proteger a amamentação: Construindo alianças sem conflitos de interesse!”.

Independente do slogan a ser adotado, o tema está relacionado a trabalhar juntos com antigas e/ou novas parcerias/alianças, sem conflito de interesse, para o bem comum em prol do apoio, promoção e proteção da amamentação.

Em vários estados e municípios a SMAM já vem adquirindo adesão cada vez maior, como uma maneira independente de fortalecer ao mesmo tempo as ações em prol da saúde da mulher e da criança, com atenção no apoio, promoção e proteção do aleitamento materno. Recentemente, ficou definido pelo governo federal, o mês do Agosto Dourado.

Sabemos que quando uma criança é amamentada exclusivamente por seis meses e continua sendo amamentada por 2 anos ou mais, todos ganham, pois, a criança é mais saudável, tem menos riscos de adoecer, trazendo enorme benefício para a família, e a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento mais sustentável a curto, médio e longo prazo para toda a sociedade.

Para acompanhar mais de perto as notícias da #SMAM 2017, o #AgostoDourado, conhecer e inspirar nas atividades de outros grupos em vários locais do Brasil você pode seguir através do grupo e da página “Semana Mundial da Amamentação Brasil – World Breastfeeding Week Brazil” no Facebook e no Twitter @smam_brasil.

Use as hashtags: #SMAM 2017 #AGOSTODOURADO #JuntosPelaAmamentação

Regina Da Silva* elaborou uma lista com sugestões para planejamento de atividades em Unidades de Saúde:

  1. Confecção e distribuição de “Laço Dourado” p/ as equipes na UBS usarem durante a #SMAM #AgostoDourado.
  2. Enfeitar a UBS c/ laço dourado, faixas, cartazes, balões de acordo c/ a criatividade, possibilidade e disponibilidade da equipe.
  3. Exposição de painéis com informativo, fotos e agenda para #SMAM #AgostoDourado.
  4. Mural com foto das mães registradas na UBS que estão amamentando.
  5. Roda de conversa p/ mulheres gestantes, mulheres que estão amamentando, pais / companheiros, avós, familiares e amigos.
  6. Pré-natal com diferentes temas sobre amamentação durante a #SMAM #AgostoDourado.
  7. Conversas em sala de espera sobre amamentação, por exemplo, em dias de puericultura/ atendimento de Pediatra.
  8. Promovendo a amamentação em qualquer local e em qualquer hora através do “Mamaço” – as mulheres que amamentam são convidadas p/ irem amamentar ao mesmo tempo na UBS ou na praça ou centro comunitário da comunidade.
  9. Entrega de certificado às mulheres que amamentam.
  10. Grupos de gestantes abordando o tema amamentação durante a #SMAM #AgostoDourado.
  11. Estúdio fotográfico na UBS p/ fotografar as mulheres que amamentam e que desejam ser fotografadas.
  12. Teatro c/ tema “Amamentação”, realizado por Agentes de Saúde da UBS e bem como outros membros da equipe.
  13. Distribuição de material educativo as pessoas atendidas na UBS durante a #SMAM e estendendo-se por todo o mês de agosto #AgostoDourado.
  14. Distribuição de folder sobre alimentação complementar com a continuação da amamentação após 6 meses de idade.
  15. Apresentação de resultados de pesquisa sobre a prevalência da amamentação na UBS.
  16. Seminário p/ Agentes de Saúde e profissionais de saúde (incluindo o profissional médico).
  17. Promover concurso de desenho com premiação de cartazes de crianças da comunidade sobre amamentação (tais desenhos podem ser coletados pelos Agentes de Saúde nas visitas).
  18. Homenagem ás mulheres que amamentam com lanches e distribuição de brindes.
  19. Palestra sobre amamentação c/ enfoque odontológico p/ profissionais, gestantes, puérperas e alunos estagiários* da UBS.
  20. Exposição de vídeos educativos.
  21. Mostra de vídeo em sala de espera dos consultórios.
  22. Caminhada na comunidade c/ faixas e balões da equipe da UBS e mulheres, mães, gestantes, pais, avos, amigos, familiares e crianças.
  23. Criação de “Canto da Amamentação” ou “Sala de Apoio à Amamentação” para apoiar as funcionárias/profissionais da UBS para continuarem a amamentar após o retorno da licença maternidade.
  24. Criação de “Posto de Coleta de Leite Humano” na UBS.
  25. Confecção de camiseta com o logo/slogan da SMAM para ser usada por funcionários e profissionais durante a #SMAM #AgostoDourado.
  26. Promoção de coleta de frasco de vidro para doação de leite materno para Banco de Leite Humano.
  27. Chá para avós com conversa sobre amamentação.
  28. Gincanas, jogos de palavra cruzada com o tema da amamentação.
  29. Discussão com profissionais de casos clínicos/artigos científicos que envolvem questões sobre   amamentação.
  30. Divulgar estórias de sucesso de mulheres / funcionárias/ profissionais quanto a amamentação.

*Regina Da Silva/Colaboradora da WABA no Brasil para a SMAM

(Fonte: Aleitamento.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *