28 de julho de 2015

Brasileiras integrantes do Global Leaders for Young Children lançam vídeo de mobilização pela primeira infância

Que tal um vídeo curtinho, de apenas um minuto de duração, para sensibilizar diferentes pessoas sobre a importância da primeira infância, e que pode ser usado em palestras, conferências, ou compartilhado pelas redes sociais? Essa é a campanha “Criança Hoje Amanhã”, que, além do vídeo, oferece um guia com dicas para apoiar as lideranças de um município, comunidade, empresa ou grupo de amigos na mobilização pela primeira infância. Todas as organizações integrantes da Rede Nacional Primeira Infância, ou outras organizações ou pessoas que atuem na defesa dos direitos das crianças pequenas estão convidados a compartilhar e disseminar o vídeo, em sites, redes sociais – e por que não? – em grupos de Whatsapp.

A campanha foi criada por três integrantes da RNPI – Paula Fabiani (IDIS), Giovana Barbosa Souza (Aliança pela Infancia) e Nayana Brettas (CriaCidade) – e é o projeto de conclusão do programa “Global Leaders for Young Children”, da World Forum Foundation, que tem como objetivo identificar e formar agentes de mudança em todo o mundo para o desenvolvimento de serviços de qualidade para a primeira infância. “A criança hoje amanhã” é composta pelo vídeo e texto de apoio, que sugere formas de utilizar o vídeo em diferentes contextos, e possui uma versão em inglês e espanhol, com os vídeos legendados e material de apoio traduzido. A organização United Way, de Porto Rico, elogiou o vídeo e se ofereceu para gravar a narração em espanhol e usá-lo em campanhas de mobilização no país.

Redes de advocacy

Além da campanha Criança Hoje Amanhã, será lançada em breve uma publicação online sobre redes de advocacy para a primeira infância, coordenada por outras três integrantes brasileiras do grupo de Global Leaders: Gabriela Pluciennik (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal) Ana Marcilio (Avante) e Moana Van de Beuque (CECIP). A ideia surgiu como forma de dar sequencia à publicação “Primeira Infância em Primeiro Lugar: Experiencias e Estratégias de Advocacy”, projeto desenvolvido por Maria Thereza Marcílio e Gustavo Amora, Global Leaders em 2009.

Integrantes do Global Leaders em Porto Rico

Integrantes do Global Leaders no “World Forum on Early Care and Education” em Porto Rico, 2014

As seis brasileiras Global Leaders desta edição participaram do “World Forum on Early Care and Education 2014”, realizado em San Juan, Porto Rico, no ano passado, que reuniu mais de 800 pessoas de 80 países, que debateram uma série de temas relacionados a infância, como educação para a paz, formação de professores, liderança, Aids, imigração, preservação da cultura indígena, entre outros. Além da participação no fórum, o Global Leaders convoca os líderes para elaborarem e executarem projetos, com base no processo vivido durante o evento. Tanto o vídeo viral quanto a publicação serão apresentados no Encontro de Global Leaders das Américas, organizado pela ong Avante, que acontecerá em setembro, em Salvador, quando todos os Global Leaders das Américas apresentarão seus projetos e receberão comentários de retorno.

Histórico Global Leaders

A parceria entre a Rede Nacional Primeira Infância e o projeto Global Leaders, da World Forum Foundation, vem desde 2009, com a indicação para que Maria Thereza Marcílio e Gustavo Amora, da secretaria executiva da RNPI na época, participassem do projeto. Em 2012, Maria Thereza foi coordenadora da seleção de mais um grupo de Global Leaders no Brasil – as atuais seis integrantes – que contou com o apoio da Rede Nacional Primeira Infância, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto C&A e Fundação Bernard Van Leer.

Links da Campanha Criança Hoje Amanhã

Rosa Maria Mattos
Comunicação / Rede Nacional Primeira Infância
voltar