Brasília – “Diálogos da Ibero-América: Primeira Infância”

OEI promove seminário aberto ao público para discutir avanços para a primeira infância

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) está com inscrições abertas ao público para o seminário Diálogos da Ibero-América: Primeira Infância. O encontro pretende reunir especialistas e profissionais interessados em compartilhar conhecimentos que contribuam para aprimorar a gestão da política voltada para a educação infantil. O evento é gratuito e ocorre em Brasília, dia 5 de setembro, a partir das 9h.

Tendo em vista a Constituição Federal considerar a primeira infância como prioridade absoluta, é fundamental repensar o acolhimento nas áreas da educação, saúde e no âmbito social. Pois, é nessa etapa da vida onde se formam as noções de sentido, socialização, comportamento e habilidades cognitivas.

Um dos desafios da educação infantil tem sido o de alinhar a idade com os diferentes processos de aprendizados. Um procedimento que acaba refletindo nas próximas etapas de ensino (fundamental e médio), cujo o processo de progressão é por ano.

Discutir a primeira infância também requer pensar além de dados oficiais. Pois, embora o Censo da Educação não inclua as crianças que estão fora da escola, como é o caso daquelas que são atendidas por mães crecheiras, é na etapa de 0 a três anos de idade onde está o maior número de crianças que necessitam de mais cuidados.

A expectativa é de que os participantes do seminário discutam questões relacionadas ao monitoramento e avaliação, além da qualidade nos atendimentos educacionais ao segmento infantil.

Confira a programação.

 

Fonte: OEI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *