30 de maio de 2012

Caminhada mobiliza sociedade para a erradicação do trabalho infantil na Bahia

O evento acontece no próximo dia 31 de maio (quinta-feira) e faz parte do Caravana Nordeste pela Erradicação do Trabalho infantil

 

Parte da Caravana do Nordeste pela Erradicação do Trabalho Infantil, acontece, no dia 31 de maio (quinta-feira), a Caminhada de Combate ao Trabalho Infantil em Salvador, com saída marcada para às 14h, no Porto da Barra, seguindo até o monumento do Cristo.

A ação, realizada pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Bahia (Fetipa/Bahia), tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população para combater essa forma de trabalho, bem como contribuir para o incremento de políticas públicas que objetivem a garantia dos direitos das crianças e adolescentes no estado.

Foram convidados para participar da Caminhada, órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente,  instituições de ensino e de formação profissional, professores, estudantes, empresários, trabalhadores, representantes de associações de classe, de entidades sindicais, familiares, entre outros.

 

Números do trabalho infantil

Segundo os dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (Pnad), de 2009, o número de crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil na Bahia aumentou em 15 mil, entre 2007 e 2008. De acordo com o estudo, subiu de 471 mil para 486 mil a quantidade de meninos e meninas entre 05 e 17 anos executando tarefas nas sinaleiras, lixões, casas de famílias, obras e lavouras no Estado. Os técnicos da OIT, que analisaram os números, concluíram que antes o Estado detinha 9,8% do total de crianças trabalhando no Brasil, mas este percentual cresceu para 11,4%, em 2008.

As consequências são pontuais e podem ocorrer a curto e a longo prazo. Entre elas destaca-se o tempo necessário e reduzido ao estudo, em detrimento do período do trabalho e do cansaço causado. Dificuldade de aprendizagem e, muitas vezes, até desistência da escola.

Para Paula Fonseca, oficial de projetos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a visão das pessoas de que o trabalho é a única alternativa para as crianças pobres é uma questão cultural. “É necessária a conscientização, para que as pessoas não consumam produtos vendidos por crianças e adolescentes e não ache natural que eles trabalhem”, ressalta.

 

Caravana

A Caravana Nordeste contra o Trabalho Infantil mobiliza governos estaduais, sociedade civil, órgãos da rede de proteção infanto-juvenil e crianças, no intuito de para elaborar propostas para prevenir e eliminar esse tipo de trabalho na região. Em vários municípios nordestinos, encontros públicos têm sido feitos para que os governadores de cada estado recebam reclamações e denúncias feitas pela população e se comprometam a atendê-las.

 

SERVIÇO:

O QUÊ? Caminhada de Combate ao Trabalho Infantil

QUANDO? 31 de maio de 2012 (quinta-feira)

ONDE? Do Porto da Barra até o monumento do Cristo.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

– Secretaria de Desenvolvimento Social Combate à Pobreza (SEDES)

Contato: Ana Goretti C. Melo – Coord. Técnica (71 3115-1561/1568)

 

– Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido

Contato: Liliane Tavares – secretária Adm da Assessoria Especial do Governador (71 3115-9581/6008).

E-mail: liliane.santos@governadoria.ba.gov.br

 

– Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Contato: Paula Fonseca – oficial de projetos (71 9136-5444)

E-mail: fonsecap@oitbrasil.org.br

 

– Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)

Contato: Maria Teresa Calabrich – Auditora (71 3329-8421)

E-mail: mcalabrich.drtba@mte.gov.br

 

– Ministério Público do Trabalho (MPT)

Contato: Adriana Campelo – Procuradora do Trabalho (71 3324-3410)

 

– Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA /Salvador)

Contato: Sheilla de Souza Santos (71 3329-6516 / 3328-7737)

E-mail: sheilla801@hotmail.com

 

– Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA/BAHIA)

Contato: Normando Batista – Secretário Executivo (3321-2194 / 3613)

 

Fonte: Cipó

voltar