25 de maio de 2017

Campanha mobiliza famílias para saber o olhar das crianças sobre São Paulo

A campanha “Qual o olhar da criança sobre Sampa”, lançada em 12 de maio, convida os responsáveis por crianças de 0 a 6 anos de idade a saírem com suas crianças para que elas fotografem o que mais gostam e menos gostam na cidade, no bairro, na igreja, na escola, em casa ou qualquer lugar que elas tenham o que dizer.

Quais são suas necessidades e desejos? O que as deixa mais felizes na cidade? Onde gostam de passar o tempo e qual a condição desse espaço? Essas perguntas motivaram a Rede Conhecimento Social, em parceria com a Rede Nossa São Paulo, a desenhar esta campanha, que é parte de uCm projeto mais amplo para criação de um observatório da primeira infância. O objetivo da ação é promover a importância de valorizar a percepção das crianças sobre a cidade dentro do próprio observatório, que é apoiado pela Fundação Bernard van Leer.

Para mandar as fotos é só acessar o formulário: https://pt.surveymonkey.com/r/olhardascriancas.

Alguns cuidados: queremos saber como a criança percebe a cidade, então não é obrigatório que ela apareça na imagem; evitem tirar fotos próximas a rostos de pessoas, pois nestes casos precisaremos da autorização para uso de suas imagens.

Todos os participantes podem escolher se suas fotos serão ou não publicadas no observatório, podendo mandar suas contribuições até o dia 30 de junho de 2017. Os participantes podem ainda manifestar seu interesse em fazer parte de um grupo de conversa e reflexão sobre algumas fotos enviadas, com 20 crianças acompanhadas de seus responsáveis.

Para crianças muito pequenas a proposta é que os pais registrem os lugares que costumam frequentar com seus bebês, espaços que considerem acolhedores ou que apresentem algumas barreiras para garantir uma vida saudável e plena para suas as meninas e meninos. A campanha prevê ainda a participação de gestantes, que queiram mostrar o que a cidade oferece de positivo e negativo para este período pré-natal.

 

Sobre o observatório

O objetivo do observatório da primeira infância é organizar indicadores sobre as condições de vida de crianças entre 0 e 6 anos abordando temas como saúde, educação, uso da cidade, infraestrutura e planejamento urbano, consumo responsável, cultura, esporte, economia criativa e sustentável e equidade social.

O trabalho está em desenvolvimento e é inspirado no Programa Cidades Sustentáveis, da Rede Nossa São Paulo, Urban 95, da Fundação Bernard Van Leer, e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

A Rede Conhecimento Social é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover a construção participativa de conhecimento, estimulando e conectando pessoas, grupos, organizações e seus saberes, para gerar mobilização e transformação social.

A Rede Nossa São Paulo é uma entidade que reúne 700 organizações da sociedade civil que procura comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade.

(Fonte: Rede Conhecimento Social )
voltar