13 de setembro de 2021

Campanha sobre a emergência climática e as infâncias une organizações com um chamado para a sociedade

Idealizado pelo Portal Lunetas, com o apoio de mais 10 organizações, a campanha é um chamado urgente para assegurar o presente e o futuro desta e das próximas gerações 

Qual a sua atitude diante de uma das maiores emergências da atualidade? Já parou para refletir sobre como a emergência climática coloca em risco a existência das crianças e de toda a humanidade? Para alertar sobre a relação da crise climática e a garantia de sobrevivência e bem-estar das crianças, o Portal Lunetas e mais 10 organizações lançam hoje (13), o videomanifesto “Emergência climática e as múltiplas infâncias: por um futuro no presente”, que trata sobre os efeitos da crise climática que já impactam as múltiplas infâncias do Brasil e do mundo.

Narrado por uma criança, o vídeo é um apelo sobre não esvaziar o significado da palavra “emergência” e o que pode ser feito pelo futuro das infâncias, marca o lançamento de uma série de conteúdos especiais produzidos pelo Lunetas, que serão divulgados a partir do próximo dia 20. Essa série mostrará, ao longo de um ano, os diferentes impactos da emergência climática às crianças brasileiras; caminhos e soluções para combater a crise; reflexões e inspirações, a partir de conversas com lideranças ambientais e representantes de movimentos identitários e ancestrais, e a seção A vez das crianças, com conteúdos sobre clima feitos para elas.

“É injusto que a responsabilidade dessa crise caia sobre as crianças de hoje e de amanhã sem que nós, adultos, façamos algo. Crianças têm direito de viver e crescer em um ambiente fisicamente saudável e está nas nossas mãos interromper esse cenário de caos e  assegurar que as crianças tenham um futuro no presente”, reflete Raquel de Paula, coordenadora do Portal Lunetas.

Além do Instituto Alana, por meio do Portal Lunetas, o videomanifesto (que também está disponível na versão com recursos de acessibilidade), conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Greenpeace; Instituto Clima e Sociedade; Observatório do Clima; ClimaInfo; Rede Nacional da Primeira Infância (RPNI); Famílias pelo Clima; Plant-for-the-planet e Engajamundo.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre o Portal Lunetas

O Lunetas é um portal de jornalismo dedicado ao universo das infâncias. O objetivo é disseminar informações, contar histórias, provocar reflexões, inspirar atitudes e explorar múltiplos olhares para as muitas infâncias do Brasil.

 

Relacionamento com a imprensa
2PRÓ Comunicação
alana@2pro.com.br
Belisa Braga / Elisabete Machado / Juliana Oliveira / Myrian Vallone

 

voltar