Candidatos à prefeitura de 72 cidades do Ceará se comprometem com a Primeira Infância

Ao final de mais uma campanha eleitoral, 138 candidatos ao cargo de prefeito de 72 municípios do Estado do Ceará assinaram a Carta Prioridade da Primeira Infância, comprometendo-se a dar prioridade a esta pauta em seus planos de governo. O documento compila três ações: a Campanha “E as crianças, candidato?”; a Agenda Prioritária Primeira Infância e, no caso do candidato eleito, a efetivação do Pacto Municipal da Primeira Infância. A ação é uma iniciativa da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI-CE) e Ministério Público, em parceria com o Instituto da Infância (IFAN) e Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE).

De acordo com a coordenadora da Secretaria Executiva da REPI-CE e Superintendente do Instituto da Infância, Luzia Laffite, cerca de 140 cidades cearenses já foram capacitados para a execução dos planos municipais da primeira infância, sendo Fortaleza a primeira capital do país a instituir este planejamento. Desse total, 80 já elaboraram os planos e estão em fase de implementação.  “Os desafios que temos enfrentado vêm aumentando a cada dia. Hoje, a primeira infância do Estado é vista dentro de uma perspectiva cada vez mais intersetorial, integrada e integral. Apesar de termos 506 candidatos e candidatas às Prefeituras, consideramos um avanço o número de assinaturas conquistadas. Isso reforça a parceria efetiva com o Ministério Público e com a APDMCE, chamando os candidatos a se assinarem um compromisso com as nossas crianças”, anunciou Luzia.

O Termo de Compromisso com a Primeira Infância apresenta aos candidatos aos cargos públicos de Prefeitos diversas ações voltadas especificamente às crianças de zero a seis anos, como: criar espaços do brincar na cidade, atualizar o diagnóstico da primeira infância no município, elaborar e/ou implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância, assegurar acesso à educação infantil de qualidade, efetivar, após eleito, o Pacto Municipal pela Primeira Infância, dentre outros acordos.

Assinaram o documento os candidatos das seguintes cidades: Acaraú, Altaneira, Alto Santo, Aracati, Aracoiaba, Araripe, Aratuba, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Caridade, Cariré, Coreaú, Crato, Cruz, Ereré, Farias Brito,  Forquilha, Fortaleza, Fortim, General Sampaio, Granja, Guaramiranga, Guaiúba, Horizonte, Ibiapina, Icó, Iracema, Irapuan Pinheiro, Irauçuba, Itaiçaba, Itapajé, Jaguaretama, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maranguape,  Marco, Morrinhos, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacatuba, Pacujá,  Pacoti, Palhano, Palmácia, Parambu, Paramoti, Pereiro,  Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Pindoretama, Potiretama, Quixeré, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, São Benedito, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tianguá,  Tamboril e Viçosa do Ceará.

(Informações: Instituto da Infância – IFAN)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.