Candidatos aderem à Campanha Criança é Prioridade

Com o objetivo de promover o engajamento dos candidatos e candidatas à Presidência da República e ao governo do Estado no compromisso de garantir a formulação e implementação de políticas de atendimento aos direitos da criança nos primeiros anos de vida, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), lançou a campanha Criança é Prioridade.

Com a campanha Criança é Prioridade, cada candidato deve compreender que a criança é cidadã e sujeito de direitos desde o nascimento e que esses direitos, por mandato constitucional, devem ser garantidos com absoluta prioridade. Na Primeira Infância, período de 0 a 6 anos de idade, se constroem as estruturas física, afetiva, cognitiva, linguística e as competências sociais que sustentam todo o desenvolvimento humano e as aprendizagens ao longo da vida.

Os primeiros seis anos de vida são decisivos na formação da personalidade da criança. Nesse contexto, se forem eleitos, os candidatos ou candidatas devem assegurar a formulação e implementação de políticas de atendimento aos direitos da criança na Primeira Infância, integradas intersetorialmente, submetidas ao controle social, e que assegurem a participação infantil, nos termos que dispõem a Constituição Federal (artigo 227), o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).

Entre os candidatos à Presidência da República que já aderiram à campanha estão Álvaro Dias (PODEMOS), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Marina Silva (REDE).

Nos estados temos candidatos do Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rondônia que se comprometeram com a Primeira Infância, ao assinar o Termo de Compromisso da campanha Criança é Prioridade. São eles:

Distrito Federal:

Alexandre Guerra (NOVO)

Rodrigo Rollemberg (PSB)

Maranhão:

Flávio Dino (PCdoB)

Pernambuco:

Danielle Portela (PSOL)

Paulo Câmara (PSB)

Piauí:

Elmano Férrer (PODEMOS)

Fábio Sérvio (PSL)

Lourdes Melo (PCO)

Luciane Santos (PSTU)

Luciano Nunes (PSDB)

Romualdo Sena (PSDC)

Sueli Rodrigues (PSOL)

Valter Alencar (PSC)

Wellington Dias (PT)

Rondônia:

Vinícius Miguel (REDE)

Vital Didonet, um dos coordenadores da RNPI, fala sobre a expectativa das organizações para o envolvimento real das candidaturas à Presidência e aos governos estaduais com a campanha. “Nós esperamos que esse discurso seja mais qualificado, que não seja um mero slogan de campanha, como costumam os candidatos terem uma criança no colo para chamar a atenção, para dizer que amam seus filhos, que vão cuidar da infância. Nós queremos um compromisso efetivo de quem entende que primeira infância é o começo da vida e o bom começo deve ser feito com políticas públicas universais.”

A Rede Nacional Primeira Infância criou um site onde eleitores e eleitoras podem conhecer mais sobre a campanha Criança é Prioridade e cobrar das candidaturas à Presidência e aos governos estaduais que assinem as cartas compromisso.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 14 candidatos estão disputando à Presidência da República e 199 aos governos do Estado e do Distrito Federal.

Contamos com a força das 220 organizações da Rede Nacional Primeira Infância no sentido de articular junto aos candidatos para que assinem o Termo de Compromisso com as crianças brasileiras até o dia 06 de outubro de 2018. Participe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *