13 de dezembro de 2017

CECIP apresenta sua experiência em encontro de inovação urbana cidadã, no Chile

Foto: Mariana Koury e Raquel Ribeiro apresentam experiência do projeto Criança Pequena em Foco

Dos dias 6 a 9 de novembro de 2017 a equipe do Criança Pequena em Foco, projeto do CECIP, representada pela Mariana Koury e Raquel Ribeiro esteve presente no Encontro de Inovação Urbana Cidadã, realizado pelo Espacio Lúdico, em Valparaiso (Chile).

O evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas de diversos países da América Latina que em palestras, oficinas, sessões de apresentação de trabalhos, caminhadas pela cidade e intervenções urbanas trocaram experiências e desafios de se pensar e atuar na cidade de forma colaborativa.

Entre outras coisas, foi falado sobre a importância de explorar as emoções que um lugar desperta nas pessoas como estratégia de mobilização, na perspectiva do professor chileno Humberto Maturana. Também destacaram a importância do processo em uma ação colaborativa e como é fundamental articular os mais diversos setores da sociedade. Por fim, como estratégia para se alcançar ações urbanas inovadoras em largas escalas, como política pública, é necessário realizar micro ações espalhadas pela cidade para desenvolver metodologias, possibilitar um maior engajamento das pessoas e ocupar as cidades.

A equipe apresentou a ação da Reforma da Pracinha do Mandela na Sessão Temática “Espaço para Crianças, Mulheres e Jovens”, junto com o ErêLab (Brasil), Ludoteca Merced (Chile) e a apresentação dos resultados da pesquisa sobre as mulheres na cidade, da mexicana Harmida Rubio.

(Fonte: CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular – www.cecip.org.br)

voltar