20 de julho de 2015

CECIP lança publicações com propostas de atividades pedagógicas para creches

cecipA coleção Compartilhando Experiências, composta de 3 cadernos, apresenta atividades desenvolvidas em oficinas que aconteceram em creches da Rocinha – bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro – participantes dos projetos De mãos dadas por uma creche de qualidade Ganhando Autonomia. Os projetos, desenvolvidos pelo CECIP em parceria com o Instituto Dynamo, promoveram a formação de gestoras de creches com o objetivo de melhorar o atendimento à primeira infância, investindo na qualificação das profissionais, na adequação dos espaços e na formação de uma rede de creches na comunidade.

Em oficinas mensais, as gestoras das instituições compartilharam experiências e reflexões, estimuladas por leituras, dinâmicas de grupo e acesso a variados materiais educativos. Identificaram suas próprias demandas e criaram planos para aprimorar o atendimento em suas creches. Além desses encontros, a equipe do CECIP realizou um acompanhamento semanal em cada creche para apoiar as gestoras no diagnóstico e priorização dos problemas que enfrentam no dia a dia.

Com o objetivo de aumentar o repertório de atividades nas creches, especialistas em diferentes linguagens artísticas, como música, literatura e artes plásticas, realizaram oficinas nas creches com os educadores e as crianças. As propostas apresentadas durante as oficinas e apresentadas nas publicações podem ser uma fonte de inspiração para você, que atua junto a crianças de até quatro anos – ou para crianças maiores também!

Clique aqui para fazer download das publicações:

ATIVIDADES DE ARTES PLÁSTICAS COM CRIANÇAS DE ATÉ QUATRO ANOS

ATIVIDADES E PROPOSTAS CRIATIVAS COM CRIANÇAS DE ATÉ QUATRO ANOS

ATIVIDADES MUSICAIS COM CRIANÇAS DE ATÉ QUATRO ANOS

(Informações e fotos: CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular)

voltar