20 de abril de 2017

Centro Lúdico da Rocinha tem novo blog

ciranda

Foto: Centro Lúdico da Rocinha

O blog apresenta, em novo formato, o vasto acervo composto por fotos, vídeos, textos, banners, relatórios e objetos lúdicos que registram e guardam a memória de diversas ações desenvolvidas ao longo de mais de 10 anos. Um dos “objetos lúdicos” é a ciranda de cores, com 12 triângulos isósceles de tecidos coloridos, com suporte de bambu em sua base, que se conectam por cordões formando uma grande ciranda. Podem ser utilizados de diferentes formas, conectados ou não, possibilitando variadas formas de brincar.

Outro objeto lúdico é mapa-jogo da Rocinha, o Jogo de trilha que tem o mapa da Rocinha como tabuleiro. “A proposta é percorrer as trilhas da Rocinha passando por casas coloridas que indicam diferentes cartelas: brincadeiras, história Rocinha, adivinhas e cantigas, sorte ou revés. Para a caminhada utiliza-se uma roleta – rodo do bonde. Uma proposta de convivência e compartilhamento sem ganhadores ou perdedores”, afirma o site.

pegada

Objeto lúdico “Pegada”. Foto: Centro Lúdico da Rocinha

Sobre o Centro Lúdico

O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha é um Ponto de Cultura criado e desenvolvido através da parceria entre o CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância – e profissionais e jovens da Rocinha, atuantes nas áreas da educação e da cultura. Tem como objetivo construir, de forma coletiva, um espaço de discussão e ação que valorize a história, a memória, a cultura e a prática educacional da Rocinha, tendo a ludicidade e a liberdade de criação como eixos.

Configura-se como um espaço de apoio e fomento para a ampliação das lutas pela implementação de políticas públicas que respondam às diferentes realidades e necessidades sociais, e que interfiram de forma direta ou indireta na formação e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Desde 2005 faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Com participação ativa no Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, atua no sentido da valorização das práticas cotidianas, enquanto produtoras de ações coletivas desenvolvidas com base na solidariedade, que possam influenciar políticas que respondam às questões locais e também da cidade como um todo.

Nessa rede nacional, atua para que a política de cultura seja integrada com as demais áreas, seja contínua e que tenha alcance e impacto mais amplos, contemplando a defesa e a garantia dos direitos.

Fonte: Ciespi (http://www.ciespi.org.br/) e Centro Lúdico da Rocinha (https://centroludicodarocinha.wordpress.com/)

voltar