24 de maio de 2016

Centros Sociais Maristas celebram o Dia Mundial do Brincar com oficinas e brincadeiras em São Paulo

content_id (1)No dia 28 de maio comemora-se o Dia Mundial do Brincar, que é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90. Para comemorar esse direito tão importante para as crianças, durante a Semana Mundial do Brincar, as unidades da Rede Marista de Solidariedade realizam em Brasília, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo diversas atividades que visam o resgate do direito da criança ao brincar.

De acordo com Vanderlúcia da Silva, coordenadora de parcerias e projetos da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista, as crianças brincam o tempo todo e, para isso, precisam de um espaço seguro, tempo e imaginação. “O ato de brincar é uma das principais formas de expressão e aprendizado das crianças, que passam a construir significados e a interpretar sua existência no mundo. É fundamental que os adultos garantam esse direito e reflitam que a contemporaneidade exige uma reorganização de tempo, espaço e hábitos para a garantia do brincar”, ressalta.

Em São Paulo as atividades serão realizadas nos Centro Sociais Maristas Ir. Lourenço e Ir. Justino, ambos na zona leste. Durante a semana serão realizadas oficinas de brincadeiras, tenda da biblioteca, campeonato de dedobol, sala de jogos, karaokê, oficina de brinquedos recicláveis, filmes, atividade no parque com bolhas de sabão gigante, garrafas sensoriais, pipa de mão, piquenique de frutas no Parque Linear, brincadeiras livres e oficina de pipas e brincadeiras tradicionais com as crianças e famílias.

Além das atividades desenvolvidas nos centros sociais, a Rede Marista de Solidariedade mantém o Programa pelo Direito ao Brincar, que disponibiliza 10 iniciativas para promover o Direito ao Brincar e vídeos da série ‘Brinquedos e Brincadeiras’, com a participação de crianças construindo carrinho de rolimã, vai e vem, bilboquê, e explicando como é uma roda historiada, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a diversidade cultural de brinquedos e brincadeira.

O Programa Direito ao Brincar tem como objetivo contribuir com a mobilização da sociedade e do poder público para a importância da garantia do direito ao brincar, congregando a experiência, conhecimento e atividades de diversas organizações e instituições que promovam e defendam a causa. O site do Programa é www.brincar.org.br

(Informações: Rede Marista de Solidariedade)

voltar