16 de março de 2016

Cezarina recebe formação de educadores sobre o Brincar na Educação Infantil

BrincadiqueDe 15 a 17 de março, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, em parceria com o Instituto InterCement, inicia as atividades  do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola – Aquarela, em Cezarina (GO).

As atividades serão realizadas no Centro de Ensino Superior de Cezarina, com a realização do 1º seminário do projeto, com a temática “Concepção de família, educador e criança”, com a palestrante e psicóloga Adriana Klisys. Também haverá encontro do Grupo de Trabalho do projeto, para discutir estratégias de mobilização do poder público para a temática.

A coordenadora do projeto, Sheila Pomilho, destaca a importância dessa formação. “A proposta é uma excelente iniciativa para o reconhecimento da Educação Infantil e para o trabalho docente. Temos uma demanda importantíssima para responder com o projeto Aquarela, que é a de qualificar os profissionais que atenderão as 270 crianças e aprofundar temas relevantes para a qualificação da Educação Infantil de Cezarina”, afirma.

Em Cezarina, o projeto contará com a participação de 30 profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 5 anos, das áreas de educação, saúde e assistência social. Há ainda a participação de agentes da Pastoral da Criança e do Conselho Tutelar. O projeto é uma iniciativa que responde a uma demanda do município, apresentada ao Instituto InterCement pelos integrantes do Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC), que é um grupo composto por representantes do Poder Público, sociedade civil e empresa.

De acordo com Ana Paula Ferreira Franco Vieira, Secretária Municipal de Educação de Cezarina, a parceria é uma oportunidade de aprimoramento para atender cada vez melhor a primeira etapa da Educação Básica. “Como costumamos dizer entre nós, professores, a Educação Infantil é o “alicerce” para todas as outras etapas. Esperamos que o projeto e as formações valorizem o saber docente, que partem das reais necessidades do cotidiano escolar e que oportunize uma relação dialógica entre teoria e prática, capaz de proporcionar uma reflexão crítica das ações pedagógicas”.

As formações do projeto contarão com cinco seminários, cinco encontros do Grupo de Trabalho e um seminário aberto, que encerrará as atividades, em novembro.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

(Informações: Rede Marista de Solidariedade)

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