20 de novembro de 2013

CMDCA aprova Plano Municipal pela Primeira Infância em Nova Iguaçu

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  de Nova Iguaçu (RJ) aprovou, por unanimidade, o Plano Municipal pela Primeira Infância em reunião realizada no último dia 14 de novembro.

O Plano Municipal começou a ser elaborado em março deste ano. Mais de 170 pessoas contribuíram nas discussões dos grupos de trabalho e nos encontros e seminários. O Plano conta com 222 ações finalísticas, divididas em 13 temas, englobando as questões da saúde, da assistência social, da educação, da convivência familiar e comunitária, do direito à cidade e demais questões pertinentes ao desenvolvimento da criança de até seis anos de idade.

Nova Iguaçu é o primeiro município do Rio de Janeiro a aprovar um Plano Municipal pela Primeira Infância. O projeto de discussão e elaboração foi uma iniciativa da ONG Solidariedade França-Brasil, com apoio do Instituto C&A e parceria com as organizações do Sistema de Garantia de Direitos de Nova Iguaçu (CMDCA, Fórum DCA, Nucrep, ACTNI, secretarias municipais, Juizado da Infância e Juventude, entre outros).

voltar