17 de maio de 2016

Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes mobiliza organizações de todo o Brasil

Dia 18 de Maio é Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, e diversas organizações de norte à sul do Brasil estarão mobilizadas e atuantes, inclusive integrantes da Rede Nacional Primeira Infância. Campanha nas redes sociais, audiências públicas, caminhadas e debates estão entre algumas das ações previstas, que envolvem Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, organizações da sociedade civil, universidades, poder público e do setor privado. O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a urgente necessidade de proteção de crianças e jovens contra a violência sexual. Em 2015, o Disque 100 – canal de denúncias da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – recebeu 19.275 denúncias de violência sexual, e destas, 14.506 foram de abuso sexual e 3.858 foram de exploração sexual.13237767_10154395313850827_5049647045680174084_n

“Esse ano, mais uma vez, em alusão ao Dia 18 de Maio, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, vem ressaltar as inúmeras violações que os grandes eventos esportivos que o país vai sediar e os empreendimentos de infraestrutura têm acarretado na vida de crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade”, afirma o texto-base da Campanha deste ano, que está em sua 16ª edição. Para acessar o material gráfico da campanha, clique aqui. No site oficial da campanha é possível conferir uma agenda completíssima de eventos, em todo o Brasil, assim como no perfil da campanha no Facebook.

Organizações da RNPI em ação

A Visão Mundial lançou dois vídeos para apoiar nas ações diretas com meninas e meninos, com o objetivo de fortalecer as capacidades das crianças de identificarem quando estão na iminência de sofrer alguma violência, saberem como reagir e a quem buscar. O vídeo sobre “Prevenção à Violência Sexual” (clique aqui para acessar) é dividido em três capítulos, que contam a história de uma raposa desconhecida que tenta convencer crianças a estarem a sós, deixando-as com medo e constrangidas. O vídeo “Aprendendo sobre a proteção” (clique aqui para acessar) ajuda crianças a compreenderem o que são maus tratos e violência sexual, a identificar pessoas de confiança as quais possam pedir ajuda e o que fazer em situações difíceis.

A Pastoral da Criança preparou um conteúdo especial para os meios de comunicação. Foi gravado um programa de rádio sobre o tema, com entrevista com o Douglas Moreira, articulador do Centro Marista de Defesa da Infância, que foi distribuído gratuitamente para mais de 1.400 rádios parceiras pelo Brasil e pode ser baixado na internet (Clique aqui para baixar o programa de rádio). Além da entrevista em audio, há também uma reportagem com o especialista publicada no portal da organização (Clique aqui para acessar a entrevista completa).

13265887_1028761393838450_5557287046126506416_nEm Brasília, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, vai promover uma série de ações. Os eventos se iniciam na terça-feira, 17, com um grande show pela vida, no estacionamento da Funarte, a partir das 13h, realizado em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A programação envolve shows de hip-hop, bateria de samba, apresentações culturais e brincadeiras com as crianças, além de pronunciamentos e outros atos alusivos à proteção.

No dia 18 de maio, o Metrô será palco da ação Trem da Proteção, uma iniciativa de mobilização para conscientizar os usuários da importância do combate à violência sexual. Das 11h até as 14h, haverá atrações culturais, artísticas e distribuição de panfletos da Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) até a estação Praça do Relógio, com retorno para a Central. A ação é uma parceria entre a Secriança e o Metrô-DF. As administrações e Conselhos Tutelares de cada região administrativa do DF também farão ações em seus territórios (veja programação).

A Câmara dos Deputados e a Procuradoria Geral da República recebem, nos dias 18 e 19, respectivamente, o seminário “A Promoção e Proteção dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes, no contexto das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação e os desafios para o Enfrentamento da Violência Sexual, na perspectiva dos Direitos Humanos”.

Para fechar a semana, na sexta-feira, 20, acontece a Audiência Pública do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA/DF), a partir das 14h, no auditório da Escola de Governo. O evento debaterá a Proteção e Promoção dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes no Enfrentamento à Violência Sexual.

Em São Paulo, no dia 18, a Fundação Abrinq vai realizar, às 15h, um flash mob simultaneamente na área de desembarque no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.  Por uma hora, o evento contará com performances musicais com a participação das organizações sociais parceiras, como o Centro Cultural Vila Prudente, integrante da Rede Nossas Crianças, e Afinando o Futuro com Arte. De acordo com a Fundação Abrinq, a escolha do Aeroporto para a realização do flash mob foi devido a grande circulação de pessoas pelo local, sendo assim, uma oportunidade para impactar passageiros de várias partes do Brasil e do mundo. Além da ação no aeroporto, em uma parceria com o jornal Destak, serão entregues crisântemos amarelos com folhetos informativos produzidos pela Fundação Abrinq, junto com o jornal do dia, em cruzamentos da cidade de São Paulo.  E também está mobilizando através de suas redes sociais para um compartilhaço de flores amarelas com a hastag #FaçaBonito #Disque100.

13139377_980736322040563_7910079843701503012_nNo Rio de Janeiro, a Fundação Xuxa Meneghel aproveita o dia 19 e realiza a Praça dos Direitos, um evento que visa mobilizar e despertar a atenção da comunidade de Guaratiba, na Zona Oeste, para o enfrentamento da violência sexual contra a criança e o adolescente. A programação contará com oficinas, apresentações de teatro, música e dança, batalhas do conhecimento, e vão ocupar a praça com crianças, adolescentes e jovens para falar dos seus direitos (Clique aqui para ver o evento no Facebook).

No nordeste, a Plan Brasil fará ações no Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia. Em Natal, do dia 16 ao dia 18/05 acontece roda de conversa e dinâmica com alunos das escolas municipais de Tibau, Fórum do 18 Maio pela proteção de crianças e adolescentes e Caminhada (clique aqui para ler mais sobre a programação em Natal).  No Maranhão, a Plan oferece programação na capital São Luís, e em municípios do interior. Em São Luís, do dia 11 até o dia 27 de maio, a Plan realiza rodas de conversas com mães, pais, profissionais de ensino e estudantes em todas as comunidades onde atua com projetos. Além disso, a Organização se junta a parceiros e entidades em passeatas por pontos estratégicos da cidade para alertar e explicar as formas de denúncia (clique aqui para ver a programação completa em São Luís). Nos municípios de Timbiras, Codó e Peritoró, do dia 16 até o dia 19 de maio, serão realizadas rodas de conversas com mães, pais, profissionais de ensino e estudantes em todas as comunidades onde atua com projetos (veja a programação completa no interior do Maranhão).

(Com informações do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes,  Plan Brasil, Fundação Abrinq, Fundação Xuxa Meneghel, Pastoral da Criança, Visão Mundial)

 

voltar