03 de abril de 2018

Criança e Natureza realiza 1º encontro sobre o tema em Brasília dia 14 de abril

Programação inclui seminário com especialistas e exibição do filme ‘Território do Brincar’

Pesquisas apontam que o contato direto das crianças com o ambiente natural contribui para o seu desenvolvimento social, intelectual, emocional, espiritual e físico. Para trazer essa reflexão a Brasília, o programa Criança e Natureza, do Alana, em parceria com a ONG Mangarandu realizam o ‘Encontro Criança e Natureza’, dia 14 abril, das 8h30 às 16h, no Centro de Excelência em Turismo (CET), da Universidade de Brasília – Campus Universitário Darcy Ribeiro. As inscrições para o evento que é gratuito começam dia 2 de abril e o número de vagas é limitado.

A programação terá duas mesas redondas, formadas por especialistas, também locais, dentro dos eixos cidades, educação e saúde. A primeira será sobre os ‘Benefícios do contato da criança com a natureza no ambiente urbano’, com a participação de Marco Aurélio Bilibio, do Instituto de Ecopsicologia; Bebel Barros, consultora do programa Criança e Natureza; e Cleo Manhas, da Rede Social Brasileira de Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis. Os convidados abordam os benefícios emocionais e psicológicos do contato da criança com a natureza, as possibilidades do contato dos pequenos com a natureza urbana e a relação das crianças com as cidades.

‘Educação com e na natureza’, é o tema da segunda mesa, que terá a presença de Henrique Veloso, da ONG Mangarandu; Monica Passarinho, da Fazenda Toca; além de um especialista do ICMBio. Em pauta, a contribuição da sociedade nas unidades de conservação da natureza como meio de defesa da sua saúde e conhecimento, a aprendizagem com a natureza e a importância do contato com a natureza em ambiente escolar.

“Nosso objetivo é apresentar vantagens e exemplos da relação entre criança e natureza, para criar uma rede que engaje essa ação. A reaproximação das crianças com a natureza ainda é um debate desarticulado e pulverizado aqui no Brasil, por isso queremos levar essas reflexões sobre os impactos positivos do contato e experiência direta da criança com a natureza para todo o país”, explica Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza.

Além das conversas, o encontro inclui uma vivência prática na natureza e a oficina ‘World Café’, onde será elaborado um modelo de cidade ideal para que as crianças e a será organizada a formação da rede pelo direito da relação da criança com a natureza. O filme ‘Território do Brincar’, dirigido por David Reeks e Renata Meirelles, também será exibido. A programação completa está disponível aqui.

Sobre o Alana
O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Relacionamento com a imprensa
2PRÓ Comunicação
alana@2pro.com.br
Belisa Barga / Nicole Martini / Myrian Vallone
Tels. (11) 3030.9401 / 9464 / 9404
Abril / 2018

voltar