A CRIANÇA E O ESPAÇO: A CIDADE E O MEIO AMBIENTE

Apresentação

A Criança e o Espaço

Da casa à creche e da praça ao parque, passando pela rua, todos os lugares da cidade devem ser pensados sob a perspectiva da primeira infância. O bem-estar infantil depende de um ambiente saudável e a garantia de muitos direitos das crianças está relacionada à adequação dos espaços onde elas vivem e frequentam nos municípios.

Portanto, a elaboração de políticas públicas voltadas para este tema é fundamental, assim como o empenho de prefeitas e prefeitos para viabilizar o acesso das crianças a espaços e serviços de qualidade em suas cidades.

Pensando nisso, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) criou o projeto A Criança e o Espaço, que tem o objetivo de apoiar prefeitas e prefeitos na construção de políticas públicas sobre o assunto.

Descrição da imagem: Ilustração de crianças olhando emaranhado de placas e decidindo para onde ir.

Ilustação: Claudius Ceccon

O projeto está organizado em cinco eixos, em cada eixo, os gestores municipais encontram sugestões de medidas a serem adotadas e histórias de projetos inspiradores que estão acontecendo em todo o país. Além disso, as cidades podem colaborar enviando os relatos de iniciativas que estão adotando e apresentam resultados.

Livro digital

O material deste site foi organizado com base em um livro digital que você encontra disponível para baixar aqui. Além dos conteúdos do site o livro traz as experiências de forma ampliada. Clique aqui para baixar o livro digital “A Criança e o Espaço”.

Plano Nacional pela Primeira Infância

A relação dos pequenos com o entorno é abordada no Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI), na ação finalística “A Criança e o Espaço: a cidade e o meio ambiente”. O PNPI depende da elaboração dos planos municipais para ser implementado.

Rede Nacional Primeira Infância

A RNPI é uma articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância.

2016 Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância - Triênio 2015/2017: CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular