A CRIANÇA E O ESPAÇO: A CIDADE E O MEIO AMBIENTE

Eixos - Espaços de Brincar, Educação e Cultura – O que é?

O que é?

Como Fazer

Inspire-se

Mais do que uma questão de infraestrutura, a qualidade dos espaços de brincar, educação e cultura numa cidade está relacionada com a interpretação que o município dá a essas atividades indispensáveis para a formação humana.

A educação não se restringe a estímulos cognitivos. Na primeira infância, aprende-se com todo o corpo, que detecta as novidades por onde passa. Nessa perspectiva, a aprendizagem não cabe dentro das salas de aula de creches e pré-escolas, mas se estende por todo o município.

Continue lendo…

 

Descrição da imagem: Crianças sentadas em um chão com grama pintam cartaz com o texto: A praça é o nosso ponto de brincar.

Desde 2000, a IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, promove o Programa de Capacitação, voltado para jovens e adultos envolvidos na promoção do direito de brincar.

 

 

Para ajudar a pensar de forma concreta como proporcionar educação, brincar e cultura na cidade organizamos uma lista de sugestões de medidas a serem adotadas em seu município. E também reunimos histórias de projetos inspiradoras como a do Grupo Sobrevento (foto) que faz peças teatrais para bebês e leva o teatro a outros espaços, como creches e presídios femininos.

 

2016 Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância - Triênio 2015/2017: CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular