A CRIANÇA E O ESPAÇO: A CIDADE E O MEIO AMBIENTE

Espaços de Brincar, Educação e Cultura - O que é - Saiba Mais

O que é?

Como Fazer

Inspire-se

O movimento de Cidades Educadoras, que reúne 480 municípios no mundo, inclusive no Brasil, aponta que toda a cidade, por sua riqueza de histórias, paisagens e pessoas, é um grande laboratório para a formação das crianças. O ideal é que a vocação pedagógica dos espaços formais de educação contagie as ruas, casas, parques, praças, centros de saúde, mercados, cinemas, teatros e onde mais for possível. Para que isso se concretize, creches e pré-escolas, e as comunidades onde elas estão inseridas precisam estar totalmente integradas, com a realidade social e ambiental de cada lugar contextualizando o processo de formação das crianças.

Mais do que lazer, a cultura é a conexão com o lúdico e a fantasia, elementos essenciais para um desenvolvimento infantil saudável. Os especialistas apontam que iniciativas culturais voltadas especificamente para a primeira infância ainda são difíceis de serem encontradas no Brasil. Elas precisam de estímulos, como formação de profissionais e espaços apropriados para acontecer. Na política cultural dos municípios, as necessidades da primeira infância precisam ser contempladas, em diálogo com outros setores, como Educação e Saúde.

O brincar é um direito assegurado pela Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela lei que determina a instalação de brinquedotecas hospitalares e pelo Marco Legal para a Primeira Infância. O município que prioriza a primeira infância deve levar isso em conta na hora do planejamento urbano, lembrando que o brincar não depende de brinquedos e da orientação de adultos. Esta é uma atividade natural e necessária para os pequenos, e sua espontaneidade precisa ser respeitada em todos os espaços frequentados pelas crianças.

Voltar

 

eixoBincar_foto5

Em 2013, o projeto Movimento Boa Praça ajudou a criar a Lei sobre Gestão Participativa de Praças, que foi sancionada em 2015 e propõe que a população seja incluída na administração e manutenção desses espaços.

Descrição da imagem: Crianças em um cinema interagem com homem fantasiado de pierrot.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis traz ao público filmes que fogem da linguagem comercial, com o objetivo de diversificar o repertório cultural das crianças.

 

 

2016 Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância - Triênio 2015/2017: CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular