A CRIANÇA E O ESPAÇO: A CIDADE E O MEIO AMBIENTE

Eixos - Mobilidade e Circulação - O que é?

O que é?

Como Fazer

Inspire-se

 

Lugar de criança é na rua, brincando e, quando possível, locomovendo-se a pé. Isso faz bem para a saúde e ajuda a desenvolver laços sociais e de pertencimento no bairro onde ela vive. Mas como os pequenos usarão as vias públicas se esses espaços privilegiam os carros, são perigosos e as calçadas estão cheias de veículos estacionados, buracos e lixo?

A política municipal de mobilidade deve levar em consideração as crianças na primeira infância. A falta de olhar para as necessidades específicas dos pequenos cidadãos no que diz respeito ao trânsito e a sua presença em espaços abertos tem vitimado crianças, seja por acidentes, doenças ou violência. Em meio à urbanização crescente dos municípios brasileiros, as ruas precisam ser humanizadas, tornando-se convidativas para as pessoas desde as primeiras idades.

Continue lendo…

 

 

 

eixomobilidade_foto1

Participantes do projeto Criança Pequena em Foco participam de atividade de mapeamento das ruas do bairro.

 

O projeto Exploradores de Rua (foto), fazer das ruas de São Paulo uma extensão da sala de aula, inserindo as crianças na rotina da cidade. Conheça esse e outros projetos estão disponíveis na seção inspire-se. Veja também sugestões de diretrizes para elaborar políticas públicas de mobilidade infantil e ocupação do espaço público.

2016 Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância - Triênio 2015/2017: CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular