A CRIANÇA E O ESPAÇO: A CIDADE E O MEIO AMBIENTE

Eixos - Moradia e saneamento - O que é?

O que é?

Como Fazer

Inspire-se

A negação do direito à moradia e ao saneamento básico na primeira infância tem impactos diretos sobre a saúde e o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social apontou que 65% das internações de pacientes com menos de 10 anos são provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa. Em geral, a falta de saneamento causa nos pequenos infecções, gastrenterites, verminoses, desidratação, doenças respiratórias e hepatite A. O mesmo estudo apontou que crianças vivendo em áreas sem o serviço apresentam índices 18% menores de rendimento escolar.

Continue lendo…

 

eixomoradia_foto1

O Programa Primeira Infância Melhor promove atenção às famílias com gestantes e filhos de até 6 anos, em maior situação de vulnerabilidade.

Garantir os direitos ao saneamento e à moradia para que as crianças desfrutem de uma infância sadia é uma questão de justiça social. As políticas públicas municipais nessas áreas são determinantes para esta efetivação.

Encontre sugestões de iniciativas a serem adotadas para elaborar tais políticas em sua cidade. E conheça projetos como o Basurama Brasil (foto), que utiliza resíduos sólidos para construir praças e brinquedos para os moradores de regiões pobres do país.

2016 Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância - Triênio 2015/2017: CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular