A CRIANÇA E O ESPAÇO: A CIDADE E O MEIO AMBIENTE

Participação Infantil na Cidade - O que é? - Saiba Mais

O que é?

Como Fazer

Inspire-se

A participação das crianças requer profissionais capacitados e comprometimento em levar o diálogo com os pequenos adiante. Não apenas a prefeitura, mas todas as secretarias e instâncias do poder municipal envolvidas em programas e projetos para a primeira infância devem colocar as vozes das crianças no centro da gestão.

A presença de crianças nos Conselhos Municipais também é desejável, assim como nas comissões legislativas referentes aos temas tocantes à primeira infância. O diálogo do poder público com associações e organizações da sociedade civil com experiência e militância no tema da participação infantil é uma estratégia que pode render bons frutos, uma vez que essas iniciativas acumulam experiências e conhecimento que têm bastante a ensinar.

Muitas vezes, as sugestões feitas pelos pequenos podem impressionar pela simplicidade e efetividade! É o caso das crianças do bairro Glicério, na capital paulista. A partir da iniciativa Cidade Que Brinca, elas propuseram mudanças para as ruas e escolas, como as pinturas das paredes com cores e desenhos vivos, que tornaram um bairro degradado num espaço convidativo para a ocupação do espaço público.

A elaboração do Plano Nacional pela Primeira Infância também incluiu a escuta de crianças com idade entre 3 e 6 anos em todo o país. O documento é o primeiro plano referente à infância no Brasil que expressa as vozes das crianças. Na esfera local, os planos municipais de Nova Iguaçu (RJ), do Rio de Janeiro (RJ) (e de Fortaleza (CE), além do distrital em Brasília (DF), também se basearam na participação infantil.

Voltar

 

 

eixoparticipacao_foto2

Crianças do projeto Cidade que Brinca em atividade.

O Projeto Criança Pequena em Foco realizou o 2º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil.

O Projeto Criança Pequena em Foco realizou o 2º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil.

2016 Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância - Triênio 2015/2017: CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular