Programa de Capacitação no Brincar
Desde 2000, a IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, sediada em São Paulo, – promove o Programa de Capacitação, voltado para jovens e adultos envolvidos na promoção do direito de brincar. Ao todo, 15 mil alunos já passaram pelos cursos, que oferecem três tipos de formação: Agentes do Brincar, Agentes do Brincar Inclusivo e Mediadores do Brincar.
Por meio de parceria com Terre des hommes e o Centro Paula Souza, responsável pela educação tecnológica no Estado de São Paulo, em 2015, a iniciativa passou a oferecer qualificação profissional. Com carga horária de 160 horas e aulas gratuitas, os alunos saem formados para a promoção do direito de brincar em locais como escolas, acampamentos, programas pós-escola, centros comunitários, hospitais e centros de saúde, projetos sociais, brinquedotecas, empreendimentos comerciais (hotéis e shoppings, por exemplo), parques e praças, entre outros. O objetivo agora é promover a regulamentação profissional dessas atividades no país.
Todos os esforços são empregados no intuito de garantir que o direito de brincar seja respeitado e efetivado com toda a estrutura necessária. No curso, os alunos aprendem que mediar e promover o brincar são diferentes de orientar e interferir: os profissionais proporcionam espaços seguros e adequados para que as crianças brinquem livremente, sem discriminação. Os participantes aprendem sobre as necessidades de brincar na infância, os benefícios dessa atividade, a importância do lúdico, e a centralidade do respeito ao tempo e ao espaço das crianças.
Por ocasião dos encerramentos de cada curso, a IPA promove uma edição do Brincandando, outra iniciativa da organização, para proporcionar aos alunos a experiência prática do que aprenderam em sala de aula. O Brincandando tem o objetivo de criar uma cultura de realização de atividades lúdicas e culturais nos espaços públicos das cidades. O evento se adapta a locais como praças, parques, ruas, escolas, museus, e conta com estações lúdicas com tendas de contação de histórias, brincadeiras musicais, brincadeiras de roda, brincadeiras tradicionais, e construção de brinquedos, dentre outras atividades.
2016 Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância - Triênio 2015/2017: CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular