A CRIANÇA E O ESPAÇO: A CIDADE E O MEIO AMBIENTE

Inspire-se

Clubes Natureza em Família

Os Clubes Natureza em Família são uma iniciativa do projeto Criança e Natureza, lançado em 2016 pelo Instituto Alana, e têm o objetivo de proporcionar a interação entre as famílias que desejam aproveitar o tempo com as crianças ao ar livre. Eles são organizados pelas próprias famílias e podem acontecer na periodicidade e formato que forem mais convenientes para cada grupo. Há guias e materiais de apoio disponíveis online para auxiliar quem se interessar por iniciar o seu próprio clube.

A iniciativa é gratuita e dispensa grandes estruturas para acontecer, o que a torna democrática. Além disso, os Clubes Natureza em Família não precisam ser restritos a espaços com riqueza de biodiversidade, embora a existência de locais com essa característica seja fundamental nas cidades. Uma rua fechada para o lazer no fim de semana pode receber a visita de um clube, por exemplo. O mais importante é estar ao ar livre, pois são nestas ocasiões que as crianças costumam descobrir cores, cheiros, texturas e temperaturas diferentes dos ambientes fechados. As visitas também podem variar de local, ora sendo organizadas em pontos mais próximos ou distantes das moradias das famílias.

Outra variante são as atividades programadas: as famílias podem alternar um passeio com foco no aprendizado sobre a vida silvestre, como observação de aves e plantas, com outro mais aventureiro, como a realização de trilhas e passeios de bicicleta. As únicas constantes são a periodicidade, a criatividade e a interação.

Os Clubes Natureza em Família podem inspirar as prefeituras a incentivar o convívio social ao ar livre. Os espaços de organização comunitária e os equipamentos públicos, como prédios de escolas e postos de saúde, podem ter cartazes estimulando a iniciativa. Além disso, cabem ao poder público manter os espaços abertos de convivência social bem cuidados e seguros, e viabilizar o acesso a esses locais via transporte público de qualidade e via criação de mobilidade alternativa, como ciclovias, por exemplo.  Outra forma de incentivo é a disponibilização de informações sobre os lugares de natureza e espaços dedicados ao lazer ao ar livre no seu município.

Dada a facilidade e a autonomia que gera para a comunidade, os Clubes Natureza em Família são uma ótima ferramenta de estímulo à vida saudável e à convivência social, elementos fundamentais para o bom desenvolvimento na primeira infância. Com infraestrutura e informação, o poder público pode se tornar coautor destas iniciativas.

eixonatureza_foto4

inspireSe_ClubeNatureza_02 inspireSe_ClubeNatureza_01 inspireSe_ClubeNatureza_03

2016 Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância - Triênio 2015/2017: CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular