05 de dezembro de 2011

Curso: Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância

O rápido crescimento brasileiro oferece grandes oportunidades para o desenvolvimento da nação, porém, o País continua enfrentando diversos desafios complexos e abrangentes, incluindo a alta desigualdade, os níveis de pobreza e a violência. A rápida evolução do conhecimento científico aponta que a base para a construção de uma cidadania saudável e produtiva pode ser encontrada na Primeira Infância. Uma liderança forte no campo social pode acelerar e o desenvolvimento nacional ao aplicar esse conhecimento científico nas políticas e programas sociais para estabelecer as fundações de uma sociedade próspera e justa.

 

Apresentação

O Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) pretende engajar políticos e ges­tores públicos em um diálogo em termos da ciência do desenvolvimento da Primeira Infância e como as lideranças públi­cas podem aplicar a ciência para minimizar alguns dos maiores problemas sociais brasileiros. Baseado nas mais recentes pesquisas nos campos das ciências biológicas, comportamentais e sociais, assim como nas estratégias de desenvolvimento institucional e de lideranças, o Programa vai apresentar, aos formuladores de políticas públicas e aos gestores sociais, a base de conhecimento e as ferramentas necessárias para a concepção e implementação de políticas e programas sociais mais eficazes. O programa vai culminar com o desenvolvimento, por cada um dos participantes, de uma proposta de projeto de base científica para fortalecer as políticas ou programas de Primeira infância em sua região ou área de atuação.

 

Estrutura do Programa

O Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância tem duração prevista para quatro meses, e a primeira turma começará em março de 2012. O módulo inicial do curso será uma semana de aulas na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, EUA e o último será um workshop de dois dias na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Esses dois módulos consistem de palestras, workshops, dis­cussões de casos, reuniões de equipe, além de várias oportunidades para conversas informais entre professores e alunos.

O Módulo 1 tratará do estado-da-arte em termos de ciência do Desenvolvimento da Primeira Infância e qualidade de programas voltados para o Desenvolvimento Infantil; modelos para financiamento e para ganho de escala de programas de DPI; e estratégias e habilidades para a liderança pública e comunicação.

O Módulo 2 proporcionará aos participantes a oportunidade de apresentar suas próprias propostas de planos de ação para DPI, e estratégias de implementação, para análise e feedback do grupo. Esses planos foram desenvolvidos ao longo dos meses anteriores em consultas com uma equipe de especialistas técnicos em DPI. Os professores também apresen­tarão estudos de caso de iniciativas brasileiras, assim como um guia e discussões sobre a criação de uma estratégia de longo prazo para a consolidação de uma agenda forte de DPI no Brasil.

 

Datas

– 11 a 16 de março de 2012 – Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts, EUA.

– 21 e 22 de junho de 2012 – Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil.

 

Quem Deve Fazer o Curso?

O curso destina-se principalmente aos gestores públicos diretamente envolvidos em questões de política social e desen­volvimento, em qualquer uma das três esferas de governo; como também aos gestores de instituições sem fins lucrativos e organizações não governamentais que prestam serviços públicos. A admissão será baseada na experiência do candidato, na amplitude de sua responsabilidade e em seu interesse no DPI. Os interessados devem observar que o currículo do curso é rigoroso, sendo esperado que os participantes concluam as etapas do trabalho programado para o período entre os dois módulos presenciais.

 

Como se Inscrever?

Os interessados no Programa de Liderança Executiva em DPI deverão fazer a inscrição e enviar seu currículo até o dia 16 de dezembro de 2011, por meio do site www.developingchild.harvard.edu/programa _de_lideranca

Os candidatos serão informados sobre a seleção na primeira quinzena de janeiro de 2012.

 

Outras Informações

Para informações adicionais, favor contatar a diretora do Programa:

– Dra. Mary Young, Conselhera Sênior

Center on the Developing Child, Harvard University

meyoung301@gmail.com

+1 240 505 7628

voltar