09 de maio de 2011

Depressão pós-parto

 

Cerca de 12% das mulheres têm depressão pós-parto. O transtorno pode começar logo nas primeiras semanas ou até um ano depois do nascimento do bebê.

A duração e a intensidade dos sintomas variam muito e não devem ser confundidas com as de “baby blues”, tristeza que dura de quatro dias a duas semanas e afeta cerca de 50% das mulheres.

“Os sintomas da ‘baby blues’ são mais leves. Ela sente um pouco de irritação pela privação do sono e pelo cansaço, mas a sensação passa sozinha”, diz Joel Rennó Junior, psiquiatra da USP.

Na depressão, além do cansaço e da melancolia serem mais fortes, pode acontecer de a mãe perder o interesse pela criança -ou, no outro extremo, cuidar excessivamente do bebê e perder interesse por outros filhos e membros da família.

“É muito comum a mulher ter um sentimento ambivalente. Ela quer e não quer estar estar com a criança. A culpa é muito forte em todos os casos”, explica Amaury Cantilino, psiquiatra e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco.

Reconhecer o problema e procurar ajuda são determinantes para garantir a saúde do bebê e da mãe.

“O transtorno pode prejudicar o cuidado da criança, as relações familiares e causar sofrimento intenso. É preciso procurar tratamento o quanto antes”, diz Cantilino.

voltar