04 de setembro de 2018

Direitos dos homens para o exercício da paternidade ativa

Promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, nos momentos do parto de sua parceira e nos cuidados com o desenvolvimento da criança, com a possibilidade real de melhoria na qualidade de vida para todas as pessoas envolvidas e vínculos afetivos saudáveis, são os principais objetivos para a criação do Mês de Valorização da Paternidade, que é celebrado todo mês de agosto.

O mês de valorização da paternidade foi instituído pelo Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. A Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) apoia essa iniciativa e estimula que seja desenvolvida em todo território nacional. A ação é baseada em um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH): o de Paternidade e Cuidado. O eixo de Paternidade e Cuidado consiste em incentivar a presença de homens acompanhando suas parceiras nas consultas de pré-natal, e traz a ideia de que o acesso dos homens aos serviços de saúde para participar dessas consultas, também pode ser potencializado como momento de promoção do autocuidado e educação em saúde.

Ponto fundamental para implementação desse eixo é a Estratégia Pré-Natal do Parceiro que tem como objetivo sensibilizar trabalhadores de saúde, sobre a importância do envolvimento dos pais e futuros pais na lógica dos serviços de saúde ofertados, possibilitando que eles realizem seus exames preventivos de rotina e também testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV; atualizem o cartão de vacinação; participem de atividade educativas desenvolvidas durante o pré-natal; sejam estimulados a participarem dos momentos do parto e cuidados com a criança e ao mesmo tempo exerçam uma paternidade ativa.

Diante do exposto, a CNSH fez todo um planejamento para o Mês de Valorização da Paternidade 2018, com ações voltadas para mobilização dos gestores e profissionais de saúde, servidores do Ministério da Saúde e população em geral. O tema desse ano foi: Direitos dos homens para o exercício da paternidade ativa e o slogan: “Sou pai, tenho direitos!“.

Confira abaixo as ações realizadas:

– Divulgação virtual da III etapa da pesquisa “Saúde do homem paternidade e cuidado”.

Enviado e-mails com os relatórios da III etapa da pesquisa “Saúde do homem paternidade e cuidado”, para as coordenações de saúde do homem dos estados e capitais no dia 09 de agosto de 2018 e para outros parceiros da CNSH no dia 16 de agosto link para acessar a pesquisa – III etapa: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/agosto/22/ETAPA-III/Brasil.pdf

– Lançamento virtual de materiais educativos.

Foi lançado um folder e cartaz sobre a licença paternidade e sua importância para o exercício da paternidade ativa. Enviado e-mails com esses materiais, no dia 16 de agosto de 2018, para as coordenações de saúde do homem dos estados e capitais e para outros parceiros da CNSH. Acesse o link abaixo em materiais gráficos e educativos. http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-do-homem/publicacao.

– Divulgação de uma matéria no blog da saúde sobre o mês de valorização da paternidade 2018

No dia 10 de agosto foi publicada uma matéria no blog da saúde, abordando o mês e valorização da paternidade 2018 http://www.blog.saude.gov.br/index.php/53467-agosto-mes-de-valorizacao-da-paternidade

– Live sobre a importância da paternidade ativa

Realização de uma live ao vivo, para as mídias sociais (Instagram, Facebook, Twitter e You Tub) do Ministério da Saúde, no dia 17 de agosto de 2018, abordando o mês de valorização da paternidade e sua importância para paternidade ativa. https://www.facebook.com/minsaude/videos/480023975799001/

-Criação do spot em parceria com o departamento de Ouvidoria (136).

 A Coordenação Nacional de Saúde do Homem-CNSH em parceria com o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS disponibilizou durante todo o mês de agosto o SPOT:

“Você sabia que os homens têm direito de participar do planejamento reprodutivo, do pré-natal, parto e de ser liberado do trabalho para cuidar da criança. Para mais informações procure o centro de saúde mais próximo. Agosto mês de valorização da paternidade.”

 

voltar