Documentário “Pai Não é Visita” é lançado no Youtube

743f3185-3ec2-4c36-bb30-55e7cfc5d6cbAcaba de ser lançado no Youtube o documentário Pai Não é Visita! Pelo Direito de Ser Acompanhante, uma realização do Instituto Papai e Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidades – Gema-UFPE em parceria com a 7aArte Cinema.

Pai Não é Visita foi a principal ação da Campanha de mesmo nome, no último mês de agosto, durante a campanha de mês dos pais, do Instituto Papai.

O vídeo foi realizado a partir dos relatos de pais que tentaram acompanhar o nascimento de seus filhos.  O maior objetivo é sensibilizar o público, sobretudo profissionais e gestores da saúde, sobre a importância e repercussões da participação do pai no parto/nascimento. A expectativa é de que o material possa ser utilizado em eventos de formação de profissionais de saúde, e democratizar o acesso, através da internet, em muito contribuíra para alcançar essa meta, ainda mais com legendas em inglês, espanhol e português.

Sobre a Lei do Acompanhante – A presença de um acompanhante de livre escolha da mulher durante todo o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato é garantida pela Lei do Acompanhante (11.108/2005). Infelizmente, ainda são muito frequentes casos de descumprimento dessa lei e, na maioria das vezes, é o pai do/a bebê que é impedido de acompanhar o parto. “Há tímidos avanços com alguns serviços modelo que cumprem integralmente a Lei do Acompanhante, mas o que encontramos com a realização das blitze nesses 10 anos é ainda o descumprimento generalizado da lei.” Destaca Mariana Azevedo, Coordenadora Geral do Instituto Papai, Ong sediada na Várzea e que há 18 anos tem a paternidade como eixo de trabalho, sendo referência para pesquisas na área.

Video

PAI NÃO É VISITA!

FATHER IS NOT VISITATION!

¡EL PADRE NO ES UN VISITANTE!

 

* Subtitles in ENGLISH: https://youtu.be/rla2Tb8VCZA

* Legenda em PORTUGUÊS: https://youtu.be/Ods5aT9r3Fk

* Subtitutada EN ESPAÑOL:  https://youtu.be/Qv8PsMrA1ow

 

Sinopse | PAI NÃO É VISITA!

Este documentário reúne depoimentos de oito pais que contam sua experiência (de sucesso ou de fracasso) na tentativa de acompanhar sua parceira, durante o trabalho de parto. O vídeo aborda, com sensibilidade, as barreiras culturais, simbólicas e institucionais ao exercício pleno da paternidade.

 

Synopsis | FATHER IS NOT VISITATION!

This documentary reunites testimonies from eight fathers who tell their experience (os success or failure) in the attempt of accompany their partner during the labor. The video shows, with sensibility, the cultural, symbolic and institutional walls to the complete exercise of paternity.

 

Sinopsis | “¡EL PADRE NO ES UN VISITANTE!

Este documental reune ocho entrevistas de padres que cuentan sus experiencias (de éxito o de fracaso) en el intento de estar presentes durante la labor de parto de sus parejas. El video aborda, con sensibilidad, las barreras culturales, simbólicas e institucionales al ejercicio pleno de la paternidad.

 

REALIZAÇÃO | REALIZATION | REALIZACIÓN

Instituto PAPAI e Gema/UFPE

 

PARCERIA | IN ASSOCIATION WITH | COLABORACIÓN

7a. Arte Cinema  e MenEngageBrasil

 

APOIO / APOYO / SUPPORT

Fundação Bernard Van Leer e CNPq/Brasil

 

(Informações: Instituto Papai)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.