17 de abril de 2017

EBBS e CGSCAM promoveram curso de capacitação em AIDPI Neonatal

thumbnail_AIDPI Neo 2017 -1

Liliana Lugarinho, da EBBS, durante formação. Foto: EBBS

Aconteceu, entre os dias 20 e 22 de março, no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), o curso de capacitação em Atenção Integrada às Doenças prevalentes na Infância (AIDPI Neonatal). Promovido pela Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS/IFF/Fiocruz), juntamente com a Coordenação Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde (CGSCAM), a Superintendência da Atenção Básica do Rio de Janeiro (SAB – RJ) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ), o curso teve o objetivo de qualificar a assistência às gestantes e crianças na atenção básica (AB).

O curso contou com a participação de 28 médicos e enfermeiros da AB das nove regiões do estado e capital do RJ, de forma a investir na formação de multiplicadores. “A mortalidade neonatal tem se colocado como uma preocupação crescente para a saúde pública no Brasil e o componente neonatal representa a parcela mais importante da mortalidade infantil. O componente pós-neonatal apresentou uma queda de quase 50% nas últimas décadas e possibilitou que o Brasil alcançasse o cumprimento do Objetivo 4 do Milênio antes de 2015, com redução de dois terços da mortalidade infantil no período de 1990 a 2015. No entanto, esta redução não atingiu todas as regiões do Brasil e o componente neonatal pouco se reduziu, exigindo a implementação de estratégias de intervenção”, explicou Rosane Siqueira, tutora da EBBS.

Nesse contexto, a estratégia AIDPI Neonatal vai ao encontro desse objetivo e abrange o cuidado na gestação, parto, nascimento e a assistência à criança menor de dois meses complementando o AIDPI Criança que se estende de dois meses a cinco anos.

(Fonte: Estrategia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis)

voltar