07 de outubro de 2016

EBBS participa de iniciativa do Programa Primeira Infância Manauara

A Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS), participou na primeira semana de setembro, da Oficina de Escuta e Formação com ênfase na Caderneta de Saúde da Criança e do Cuidado e Estímulo ao Desenvolvimento na Primeira Infância, que aconteceu em Manaus. A oficina foi uma iniciativa do Programa Primeira Infância Manauara, que foi idealizado para qualificar o atendimento e o cuidado das crianças de zero a seis anos, favorecendo seu desenvolvimento integral, observando o desenvolvimento da criança de modo mais amplo, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, e integrado, traz a perspectiva da intersetorialidade, ou seja, um atendimento que associe os serviços de educação, saúde e desenvolvimento social.

A ideia é que todos os profissionais que atuam com gestantes e famílias com crianças dentro da faixa etária preconizada pelo programa, incorporem novas atitudes, ampliem o diálogo e qualifiquem as práticas, tanto dos profissionais como dos familiares, no cuidado, na atenção e na promoção do bem-estar da criança em todas as suas dimensões. A coordenadora executiva da EBBS Liliana Planel Lugarinho, explica a participação pois a EBBS é parceira técnica e dá suporte metodológico para realizar as capacitações dos profissionais da atenção básica (AB) e das reuniões intersetoriais.

O Programa Primeira Infância Manauara foi lançado no dia 1 de julho de 2016 e será desenvolvido durante três anos no bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus. O projeto conta com o apoio da United Way Brasil que, desde 2011, vem promovendo o desenvolvimento integral pela primeira infância.

(Informações: EBBS)

voltar