31 de janeiro de 2018

Encontro “Primeira Infância na Cidade do Rio” tem inscrições abertas e gratuitas, participe!

Primeira Infância na Cidade do Rio é um encontro para reunir informações e conhecer mais sobre o que o Rio de Janeiro tem feito pelas crianças de 0 a 6 anos. O evento será realizado no dia 6 de fevereiro, das 13h às 17 horas, no auditório da Universidade Veiga de Almeida (Rua Ibituruna, 108 – Maracanã).

Queremos ouvir e integrar as ações que envolvem o Sistema de Garantia de Direitos da cidade do Rio de Janeiro na execução e monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância- PMPI, compartilhar iniciativas realizadas no Legislativo, Executivo e Judiciário. Na abertura do evento, a especialista em Infância pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância-CIESPI/ PUC- Rio, Irene Rizzini fará um panorama sobre a importância da primeira infância, seguido de uma apresentação e análise do Fórum Popular do Orçamento sobre os investimentos para o atendimento às crianças.

Na sequência, uma mesa de apresentação e diálogo irá reunir representantes da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, da CEVIJ- Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso, Comitê da Primeira Infância Carioca, da Prefeitura do Rio e representantes das Plataformas dos Centros Urbanas, da UNICEF.

Para encerrar o evento com coquetel e reconhecimento de uma ação, desdobramento do eixo 4 do PMPI, o projeto Criança Pequena em Foco, do CECIP, lança a versão digital da publicação Crianças e seus Caminhos. Experiências e metodologias de escuta e interação da criança com a cidade, uma parceria com o programa A Caminho da Escola, da Companhia de Engenharia e Tráfego- CET-Rio.

Quem for ao evento ainda poderá conferir a exposição Toda Casa tem que ter carinho, com imagens e depoimentos, resultado de um concurso cultural com crianças, adolescentes e jovens de 6 a 29, promovido pela Rede Não Bata Eduque, em 2015, a partir da questão: Bater e humilhar não é legal. Como posso mudar?


As inscrições para o evento podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/BeNi6HZtduuqv2fe2.

Todos os presentes receberão um certificado digital de participação.


Primeira Infância na Cidade do Rio é uma realização do Grupo de Trabalho de Implementação e Monitoração do Plano Municipal pela Primeira Infância, PMPI, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente- CMDCA, por meio das instituições da Sociedade Civil que compõem o GT, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância-CIESPI/ PUC- Rio, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, Centro de Defesa das Crianças e Adolescentes – CEDECA Rio de Janeiro, Centro de Criação da Imagem Popular-CECIP e Fundação Xuxa Meneghel, com apoio da Universidade Veiga de Almeida e Fundação Bernard Van Leer.

(Fonte: CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular)

 

voltar