27 de setembro de 2017

Especialista em educação lança livro “vínculo, movimento e autonomia”, sobre Abordagem Pikler, com aplicações práticas para os cuidados de bebês

Você sabe qual a idade adequada para um bebê sentar, engatinhar ou caminhar? Qual a importância do vínculo com um adulto de referência no desenvolvimento da primeiríssima infância? Como o brincar livre influencia diretamente no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças de 0 a 3 anos? A especialista em educação infantil Suzana Soares se baseou na Abordagem Pikler para responder a essas questões e o resultado é o livro “Vínculo, movimento e autonomia” (Ed. Omnisciência, 2017), com lançamento marcado para  o próximo dia 27/09 às 18h30 na Livraria da Vila.

A obra reúne os principais conceitos da Abordagem Pikler (criada por Emmi Pikler, médica de família e pediatra húngara nascida na primeira metade do século XX) e suas aplicações práticas, visando ajudar famílias e cuidadores nas questões do dia a dia – como a hora do sono, do banho, da alimentação e até da retirada de fraldas.

Fundadora do Ateliê Arte, Educação e Movimento, Suzana também aborda o brincar livre, como o adulto pode interagir nesse momento e sugestões de brinquedos não-estruturados. Além disso, ensina, passo a passo, a fazer massinhas, gizes de lousa ou cera e tintas atóxicos, produzidos com elementos naturais como repolho roxo, café ou caroço de abacate.

A Escala de Desenvolvimento Infantil do Instituto Emmi Pikler para o Desenvolvimento Motor, elaborada a partir dos estudos da médica húngara com cerca de 800 bebês, também é destaque no livro. Para Emmi, pais, mães e cuidadores não devem seguir as convencionais tabelas de desenvolvimento infantil de boa parte dos pediatras (ou compartilhadas em redes sociais) pois, se não há impedimento físico ou intelectual, o bebê irá passar por essas etapas naturalmente – cabe ao adulto apenas favorecer o ambiente e respeitar o ritmo e tempo da criança para que isso ocorra de forma sutil, leve e saudável.

Boa parte da observação de Emmi veio do trabalho no Instituto Pikler, abrigo que dirigiu por trinta anos na cidade de Budapeste no pós-guerra e onde também estabeleceu outro pilar na “ciência dos pequenos detalhes” (como também é descrita a Abordagem Pikler): a valorização do vínculo estabelecido entre o adulto de referência e a criança. Neste aspecto, Suzana faz considerações sobre a filosofia antroposófica, ampliando o olhar sobre a primeira infância e fazendo do livro um material relevante  para aqueles que entendem que as experiências vivenciadas na primeira infância terão ressonância por toda a vida.

 

Lançamento: “Vínculo, movimento e autonomia”, de Suzana Macedo Soares

(Coleção Primeira Infância | Educar de 0 a 6 anos)

27 de setembro de 2017, das 18h30 às 21h30

Livraria da Vila: Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena

 

Sobre a autora:

Suzana Macedo Soares, especialista em educação infantil pelo Instituto Vera Cruz, é graduada em Comunicação Social pela PUC-SP e pós-graduada em jornalismo científico pela ECA-USP. Desde 1999, dirige o Ateliê Arte, Educação e Movimento, na zona oeste de São Paulo, onde realiza oficinas de bebês e mães, rodas de conversa com mães e pais de crianças pequenas e grupos de estudos. Há mais de dez anos atua na formação continuada de educadores infantis em escolas públicas, particulares e instituições de acolhimento, e desde 2011 dedica-se a atividades relacionadas à educação de 0 a 3 anos, com foco na Abordagem Pikler – tendo se especializado na área ao aprofundar os estudos na cidade de Budapeste, em 2013. Por dois anos, ministrou um curso de extensão universitária no Instituto Vera Cruz utilizando elementos desta abordagem e da Eutonia. Integra os Conselhos Consultivos da Aliança pela Infância e da RNPI (Rede Nacional Primeira Infância), além de compor o quadro da Rede Pikler Brasil. É coautora dos livros: A Primeira Infância na Cultura da Paz; Estudos e Reflexões de Lóczy e O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas.

 

Mais sobre a Abordagem Pikler:

http://www.culturadapaz.com.br/educar-crianca-de-0-a-3-anos-exige-sensibilidade-e-delicadeza/

 

Livros sobre a Abordagem Pikler em português:

– Abordagem Pikler – educação infantil:

http://www.omnisciencia.com.br/abordagem-pikler-educacao-infantil/p

– vínculo, movimento e autonomia:

http://www.omnisciencia.com.br/vinculo-movimento-autonomia/p

– As origens do brincar livre:

http://www.omnisciencia.com.br/origens-do-brincar-livre/p

 

(Fonte: Omnisciência – Editora e Livraria da Cultura da Paz)

voltar