Está chegando a semana do Brincar!

11026306_865374663506472_189193854185515824_n

Está chegando a Semana Mundial do Brincar de 2015, uma mobilização realizada pela Aliança pela Infância no Brasil há seis edições. Parceiros, voluntários, órgãos públicos e trinta e dois núcleos da Aliança pela Infância no Brasil vão promover atividades lúdicas, rodas de conversa, palestras e outras ações entre os dias 24 e 30 de Maio. Além de sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, a semana promove o intercâmbio de experiências entre diferentes organizações e influencia políticas públicas sobre o brincar.

(Clique aqui para conferir o artigo da Giovana Barbosa de Souza, gestora institucional da Aliança Pela Infância, sobre a importância do brincar.)

Promover e defender o direito ao brincar é uma das ações finalísticas do Plano Nacional pela Primeira Infância, que estabelece 11 metas para serem cumpridas até 2022. O direito ao brincar também foi tema de um kit elaborado pela Rede Nacional Primeira Infância com o “Guia o direito de brincar de todas as crianças”, com propostas para os gestores públicos e sociedade civil, e um kit com material de divulgação.

Neste ano, a sexta edição da SMB terá como tema “Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar!”. A expectativa é reunir 250 mil pessoas nas centenas de atividades promovidas em todo o Brasil. A ação visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de idades, condições físicas e culturas diferentes, incentivando a prática do brincar de forma coletiva e em espaços públicos e privados. Além das atividades lúdicas, durante a SMB também serão realizadas rodas de conversas, palestras e mobilizações para fomentar reflexões sobre o brincar na infância.

Toda programação oferecida pela Semana Mundial do Brincar é gratuita e conta com apoio do Instituto Mahle e do Instituto C&A. Em 2014, 115 municípios do país aderiram à semana do brincar. No total, 168 mil crianças participaram das atividades em todas as regiões do Brasil.

Como acontece o planejamento para a Semana do brincar?

Encontro Nacional da Aliança pela Infância
Encontro Nacional da Aliança pela Infância

O trabalho de planejamento da Semana Mundial do Brincar começou em fevereiro, durante o Encontro Nacional da Aliança para Infância. Este evento contou com representantes dos núcleos espalhados pelo país para um alinhamento das perspectivas, sensibilização e formação. É um espaço criado para fortalecer o trabalho da Aliança, construir a noção de pertencimento ao movimento e criar de laços de amizade e de apoio mútuo.

“Os parceiros indicam profissionais de suas organizações que trabalham diretamente com as crianças para participar de formações sobre a perspectiva do brincar que defendemos: que é o brincar livre, com elementos desestruturados e da natureza. Há palestras de formação inclusive para integrantes de secretarias municipais de educação, de esporte, do meio ambiente”, afirma Giovana Barbosa de Souza, gestora da Aliança pela Infância no Brasil.

Depois do encontro nacional, os núcleos permanecem em contato em reuniões pela internet. Em abril, várias reuniões de preparação para a Semana em São Paulo tiveram palestras inspiradoras, como a de Rose Marie Inojosa, sobre resiliência, e com Suzana Soares, sobre criatividade, abertas ao público.

Quem quiser participar como voluntário em uma das ações que acontecerão em São Paulo deve se cadastrar nesse link. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.