Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

1º Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental em Pediatria

outubro 8, 09:00 - 18:00

Para discutir a influência do meio ambiente na saúde da população pediátrica e reforçar a importância da preservação dos recursos naturais, a Sociedade Brasileira de Pediatria promoverá no dia 8 de outubro o 1º Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental em Pediatria, em Porto Alegre (RS). O evento, que acontecerá simultaneamente ao 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), dará ênfase a debates sobre os efeitos nocivos dos agentes químicos – de origem natural ou sintética – sobre o ser humano e a natureza.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

Conforme ressalta o presidente do Simpósio e do Departamento Científico de Toxicologia e Saúde Ambiental da SBP, dr. Carlos Augusto Mello da Silva, o avanço da interferência humana sobre o meio ambiente tem aumentado o número de casos em que as doenças são ocasionadas por exposição ambiental. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um quarto das mortes de crianças com menos de cinco anos no mundo já são atribuídas à poluição.

“A situação exige que os profissionais de saúde, sobretudo os pediatras, estejam habilitados a analisar o paciente de forma complexa, levando em consideração o histórico do local de moradia, origem dos alimentos consumidos, assim como outros questionamentos relacionados ao ambiente”, ressalta.

De acordo com o especialista, o evento será uma oportunidade para trocar experiências e estabelecer contato com conceitos indispensáveis sobre saúde ambiental, com foco na proteção integral de crianças e adolescentes e em estratégias de preservação do meio ambiente.

“A saúde ambiental lida com aspectos tradicionais, como poluição atmosférica, saneamento básico, tratamento de água e outros. No entanto, grande parte das preocupações também estão relacionadas ao impacto da poluição dos ecossistemas sobre o corpo humano. Nesse contexto, as crianças são umas das mais atingidas devido a sua maior fragilidade em comparação aos adultos”, assinala.

PROGRAMAÇÃO – As conferências e mesas-redondas do Simpósio serão apresentadas por renomados especialistas e pesquisadores da área, com abordagens sobre os seguintes temas: “Saneamento, Água e Alimentos: contaminantes químicos”; “Pesticidas e Agrotóxicos”; “Interferentes e Disruptores Endócrinos”; “Poluição Aérea (indoor e outdoor) e D. Respiratórias”; “Poluentes Ambientais e Neurotoxicidade”; “Metais Pesados”; “Poluentes Emergentes e Lixo Eletrônico”; entre outros.

Outro destaque do Simpósio será a participação da toxicologista uruguaiana, dra. Amalia Laborde, diretora do WHO Collaborating Centre for Human Environmental Toxicology. Para mais informações, acesse aqui a programação preliminar.

O 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) é uma realização da SBP, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).

Detalhes

Data:
outubro 8
Hora:
09:00 - 18:00
Website:
https://www.sbp.com.br/especiais/simposio-brasileiro-saude-ambiental/

Local

Centro de Eventos da FIERGS
Av. Assis Brasil, 8787 - Sarandi
Porto Alegre, RS 91140-001 Brasil
+ Google Map

Organizador

Sociedade Brasileira de Pediatria