Carregando Eventos

« Todos Eventos

21º Infectoped e 16º Simpósio Brasileiro de Vacinas

novembro 4 - novembro 6

A infectologia e as vacinas fazem parte do cotidiano de todos os pediatras, e a pandemia da covid-19 evidenciou ainda mais a importância desses temas para a sociedade. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) promovem, entre os dias 4 e 6 de novembro, o 21º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Infectoped) e o 16º Simpósio Brasileiro de Vacinas. As inscrições para os eventos, que acontecem concomitantemente e em formato on-line, vão até 30 de setembro, com preços que variam entre R$ 150 e R$ 650.

INFECTOLOGIA – O Infectoped acontece tradicionalmente a cada dois anos e em sua 21º edição se mantém como o maior congresso de infectologia pediátrica da América Latina. A presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, destaca o planejamento cuidadoso do encontro. “Este evento representa um momento especial para atualização científica, discussão de casos e também para congraçamento entre amigos que cuidam dos nossos maiores bens que são as crianças e os adolescentes”.

“A comissão organizadora está empenhada em proporcionar um evento dinâmico e muito produtivo, contemplando temas atuais e metodologias de interação entre participantes e profissionais de referência”, afirma dra. Sylvia Freire, presidente do 21º Infectoped.

O presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP, dr. Marco Aurélio Sáfadi, fala sobre a programação do evento. “A nossa programação é bastante abrangente. Mas, obviamente, a covid-19 está inserida de maneira significativa. Vamos falar sobre as intrigantes peculiaridades dessa doença nas crianças e adolescentes e sobre alguns aspectos relacionados à transmissão”.

Os palestrantes ainda não foram integralmente definidos, mas dr. Sáfadi destaca que serão importantes nomes nacionais e internacionais da área. Além da covid-19, o médico destaca alguns dos temas que serão abordados, como: arboviroses, bronquiolite, antibióticos, HIV/Aids, tuberculose, infecções congênitas, doenças tropicais, sepses, herpes, toxoplasmose, citomegalovírus, dentre outros.

VACINAS – Já o 16º Simpósio Brasileiro de Vacinas, que esse ano acontece unificado ao Infectoped, tem como principal objetivo informar e atualizar o pediatra e todo profissional da saúde sobre a área das imunizações. O simpósio é presidido pelo dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP. “Esse já é um evento bastante tradicional, e entendemos que é essencial focarmos na atualização dos pediatras, já que são a principal fonte de informações para as famílias sobre temas relacionados à vacinação”.

O médico enfatiza que a pandemia tornou esse tema ainda mais urgente. “É sempre necessário falarmos sobre esses assuntos. Mas, especialmente nesse momento, precisamos falar sobre vacinação. Não apenas sobre as vacinas contra covid-19, mas sobre todas que são essenciais para a saúde das crianças e adolescentes”, frisa dr. Kfouri.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2018 a 2020 as taxas de coberturas vacinais vêm caindo a cada ano. Por isso, o desafio da cobertura vacinal em tempos de pandemia é um dos principais temas do simpósio. “Traremos inúmeros especialistas nacionais e internacionais para debater sobre os diversos assuntos mais atuais sobre as imunizações.

Detalhes

Início:
novembro 4
Final:
novembro 6
Website:
https://www.sbp.com.br/especiais/eventos/congresso-de-infectologia-pediatrica-2021/

Organizador

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)