Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

2ª Oficina Online: Como trabalhar com a Família de Origem nos Serviços de Família Acolhedora

setembro 6, 18:00 - 20:30

A LLS Consultoria em parceria com o Centro de Estudos da Associação Brasileira Terra dos Homens realizam a 2ª TURMA da Oficina on-line Como trabalhar com a Família de Origem nos Serviços de Família Acolhedora. A oficina visa capacitar profissionais da Rede de Proteção a Criança e Adolescente – Assistência Social, Judiciário, Organizações da Sociedade Civil, Conselho Tutelar, Estudantes e todos interessados no tema.

CARGA HORÁRIA
Carga horária total de 12horas.
Sendo 05 encontros de 2h30min, com duração total de 05 semanas.

PERÍODO
AGOSTO E SETEMBRO/2021.
09/08, 16/08, 23/08, 30/08 e 06/09.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
09 de AGOSTO
MÓDULO 1 – Contexto histórico e normativo do trabalho com a Família de Origem nos SFA.
16 de AGOSTO
MÓDULO 2 – O Processo de saída da criança e do adolescente da Família de Origem para o SFA.
23 de AGOSTO
MÓDULO 3 – Importância do momento de transição entre a Família de Origem e Família Acolhedora e primeiros meses de adaptação no SFA.
30 de AGOSTO
MÓDULO 4 – O trabalho entre a Família de Origem e a Família Acolhedora durante o Acolhimento.
06 de SETEMBRO
MÓDULO 5 – O processo de retorno da criança e do adolescente para a Família de Origem.

NÚMERO DE VAGAS
15 vagas. VAGAS LIMITADAS
Mínimo de 10 participantes para realização da Oficina.

CERTIFICAÇÃO
O participante deverá apresentar uma frequência igual ou superior a 75%, que será acompanhada através de preenchimento virtual da lista de presença. O certificado será fornecido pela Associação Brasileira Terra dos Homens, no prazo de 05 dias úteis, após o término da oficina.

PERFIL DOS PROFISSIONAIS
CLAUDIA CABRAL
Psicóloga, pós-graduada em Pedagogia(ICP/Paris), terapeuta de família(ITF/RJ), com formação em sistêmica, membro fundadora do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária(MNPCFC), membro do conselho consultivo da Rede Latinoamericana de Acolhimento Familiar(RELAF), consultora do Serviço Social Internacional de Genebra e membro da aliança mundial Family For Every Child e diretora executiva e capacitadora do Centro de Estudos da Associação Brasileira Terra dos Homens(ABTH/RJ).
MARCY GOMES
Psicóloga, especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente(PUC/Rio) e Terapeuta de Família(ITF/RJ). Experiência em supervisão de ações da equipe que atua nos projetos de ação direta e rede. Além disso, foi coordenadora do Projeto Família Acolhedora na secretaria de Assistência Social do município do Rio de Janeiro. Atualmente, assessora de projetos sociais e capacitadora do Centro de Estudos da Associação Brasileira Terra dos Homens(ABTH/RJ).
MAGNA LOPES
Assistente Social (UFF/RJ), servidora do município do Rio de Janeiro, com experiência na Proteção Social Especial de Media e Alta Complexidade, técnica do Serviço de Acolhimento Famílias, gestora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), gestora do Serviço de Acolhimento Familiar e atualmente gerente de medidas Socioeducativas e capacitadora convidada do Centro de Estudos da Associação Brasileira Terra dos Homens(ABTH/RJ).
RAUM BATISTA
Psicólogo, especialista em Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais(PUC/MG), especialista em Gestão de Projetos(UERJ), mediador do Conflito pelo programa Polos Cidadania(UFMG), membro da Comissão Científica da Associação de Terapia de Família(ATF/RJ), Agente da Org. Reciclando Mentes, membro do Grupo Gestor do Movimento Nacional pró Convivência Familiar e Comunitária e assessor técnico e capacitador do Centro de Estudos da Associação Brasileira Terra dos Homens(ABTH/RJ).

OUTRAS INFORMAÇÕES
terradoshomens@terradoshomens.org.br | 21 98059-2330

Detalhes

Data:
setembro 6
Hora:
18:00 - 20:30

Organizadores

LLS Consultoria
Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH)