Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Curso “Amamentação: feminismo, negritude e pessoas LGBTQIA+”

dezembro 4, 14:00 - 18:00

O ENAM-ENACS online – Encontro Nacional de Aleitamento Materno – Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável desse ano terá esse curso inédito de duração de 4h na tarde do dia 4 de dezembro.

O desafio é pensar a amamentação sob uma perspectiva crítica de raça, gênero, sexualidade e classe social e de que forma essas relações interagem entre si e se expressam na prática profissional e no campo de pesquisa do aleitamento materno. Mais especificamente, procuraremos provocar uma reflexão para uma prática profissional não homotransfóbica, antirracista e não patriarcal.

As docentes serão:

Fernanda Lopes Sanchez Derballe (Fe Lopes)
Psicóloga clínica, psicanalista, com formação em Psicanálise da Parentalidade e da Perinatalidade, pelo Instituto Gerar, e em Psicologia e Relações Étnico Raciais no Instituto Amma Psique e Negritude. Atende em análise adultos e crianças, e dá aulas e palestras em eventos perinatalidade, psicologia, relações raciais e diversidade. É cocriadora do Curso de Introdução ao Letramento Racial, do Instituto Aripe,  também  do projeto Igbaya – Apoio a Amamentação Negra (@amamentacaonegra), e da Semana de Apoio a Amamentação Negra.  Além disso é coautora do Psy(co), um podcast sobre psicologia e cultura pop.  www.felopespsico.com.br. @felopespsico

Alessandra Marcuz de Souza Campos
Enfermeira Especialista em Aleitamento Materno. Envolvida com amamentação desde a graduação; trabalha na UTI Neonatal do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Unicamp. É Consultora de Amamentação na Vale Amamentar onde, em parceria com Ianê do Vale (IBCLC), realiza cursos de preparação para o pós-parto e amamentação às famílias tentantes e gestantes, além de prestar assistência especializada e personalizada às famílias em seus processos de amamentação. Na pós-graduação, apresentou trabalho de conclusão de curso sobre aleitamento em famílias homotransparentais e desde então tem sido convidada a divulgá-lo. www.valeamamentar.com.br @valeamamentar

Laura Lino Mendes da Cruz
Mãe, feminista, enfermeira e especialista em Aleitamento Materno e Cuidados Materno Infantis. Trabalha na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Piracicaba há mais de 10 anos e atua como Consultora de Amamentação. É representante titular da Vigilância Epidemiológica no Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável – CMAMACS de Piracicaba. Atualmente, tem interesse nas áreas de aleitamento materno, cuidados materno infantis, gênero, feminismo, corporalidades e tecnociências.

 

O curso é destinado a profissionais de saúde que atendem o binômio/trinômio mãe-pai-bebê interessados em serem acolhedores.

O conteúdo programático proposto versará:

– Introdução aos conceitos de racismo estrutural, branquitude e racismo obstétrico; como questões sociais afetam os desfechos de amamentação; de que maneira podemos intervir e nos comprometermos para uma prática clínica antirracista na amamentação.

– Compreender conceitos e particularidades do aleitamento nas famílias homotransparentais é fundamental para aconselhá-las apropriadamente, além de ser uma demanda crescente.

– Aleitamento materno como trabalho doméstico não remunerado; Contribuições dos estudos de gênero para a amamentação; Por uma virada feminista no campo da amamentação.

Detalhes

Data:
dezembro 4
Hora:
14:00 - 18:00
Website:
https://enam.org.br/cursos.php

Organizador

IBFAN Brasil